Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoãoMarceloBritoAlvesFaria.pdf871,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da teoria da resposta ao item na avaliação das disciplinas de serviço do Departamento de Estatística da UnB
Autor(es): Faria, João Marcelo Brito Alves de
Orientador(es): Vieira, Afrânio Márcio Corrêa
Assunto: Teoria de resposta ao item
Disciplina curricular
Estatísticos - formação
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: FARIA, João Marcelo Brito Alves de. Aplicação da teoria da resposta ao item na avaliação das disciplinas de serviço do Departamento de Estatística da UnB. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Teoria de Resposta ao Item tem passado por um forte desenvolvimento teórico e está sendo utilizada como base em alguns exames e provas importantes no Brasil. A base estatística da teoria permite aos Estatísticos certa desenvoltura no trato e na interpretação dos resultados obtidos. Porém, a Avaliação Educacional possui outras características que não são abordadas pelos estatísticos, mas estão inseridas em outras áreas do conhecimento e aplicações. Para um maior conhecimento da aplicabilidade da Teoria de Resposta ao Item esse trabalho propõe-se a desenvolver um processo avaliativo da síntese do instrumento aplicado até a posterior análise dos parâmetros estimados. O instrumento desenvolvido contém 9 itens de múltipla escolha com 4 opções de resposta. As respostas dos indivíduos foram dicotomizadas para a posterior utilização do modelo dicotômico. O modelo utilizado para a síntese de foi modelo de 3 parâmetro, denominado também como modelo de Birnbaum. A estimação dos parâmetros do modelo supracitado fora sintetizada com a utilização das ferramentas presentes no ambiente R, utilizando o pacote ltm e a função pertencente a esse, TPM. A estimação propriamente dita é utilizada via máxima verossimilhança marginal. O estudo evidenciou que a Teoria de Resposta ao Item é um processo contínuo e deve estar presente em todo o processo avaliativo. A síntese de itens é momento crucial deste e a sua eficiente utilização deve ser acompanhada de calibração e análises constantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons