Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Calazans, Maria Regina Zamith | - |
dc.contributor.author | Bianchini, Ilka Maria Escaliante | - |
dc.identifier.citation | BIANCHINI, Ilka Maria Escaliante. Práticas turísticas na Salgadeira: um estudo sobre a ocorrência de turismo social. 2003. 52 f. Monografia (Especialização em Docência e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem por objeto de estudo a prática de Turismo Social no
Terminal de Turismo Social e Lazer de Salgadeira, em Cuiabá MT. Verificamos que o
turismo social é uma atividade pouco conhecida e desenvolvida no Brasil, porém no exterior é
uma prática comum e bastante fomentada. Entre o próprio meio acadêmico não há consenso
sobre o mesmo, e eventualmente é confundido com o turismo de massa e turismo popular. O
Turismo no Brasil nasceu e se desenvolveu aliado ao lazer, e até hoje os dois estão altamente
associados. O lazer é um conjunto de atividades onde o ser humano pode se desenvolver por
livre e expontânea vontade, desde que não haja obrigações familiares ou de trabalho. Está
bastante associado ao tempo livre, classes sociais e recursos financeiros disponíveis. O
Terminal de Salgadeira fica há 32 quilômetros de Cuiabá, sendo seu maior atrativo os
recursos hídricos e a paisagem, além de ser gratuito. Seu desenvolvimento aconteceu a partir
de 1985, mas antes disso já era freqüentado pela população de Cuiabá. O aumento do número
de visitantes à Salgadeira acompanhou o crescimento da cidade, trazendo com isso,
conseqüências para a descaracterização do local. Tal descaracterização é perceptível não
apenas ao visitar o local, como também se confirma na memória dos antigos visitantes, mas
as características paradisíacas são de comum consenso entre antigos e novos visitantes. O
ambiente é propício a prática do Turismo Social, mas predominam o popular e o de massa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lazer | pt_BR |
dc.title | Práticas turísticas na Salgadeira : um estudo sobre a ocorrência de turismo social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-07-07T12:32:45Z | - |
dc.date.available | 2009-07-07T12:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-07T12:32:45Z | - |
dc.date.submitted | 2003-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/352 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation has, as objective, the study and practice of the Social Tourism at
Salgadeira Leisure and Social Tourism Terminal in Cuiabá MT. We verified that social
tourism is an activity not much known and developed in Brazil, however, in other countries is
a widely fomented common practice. Even among the academia there is no consensus about
the subject and, eventually, it is confounded with mass tourism or popular tourism. Tourism
in Brazil started and developed allied to leisure and, to this day, mass tourism and popular
tourism are closely associated. Leisure is a set of activities in which human being is able to
self develop for free and spontaneous will, if there is no family or work obligations
connection. It is well associated with free time, social classes and financial resources
available. The Salgadeira Terminal is located 32km from Cuiabá and its largest attraction are
the hydro resources and landscape, apart from being free of charge. Its development took
place from 1985, but even before that, it was already visited by Cuiabá population. The
increase on the number of visitors to Salgadeira followed the development of the city starting,
consequently, the mischaracterization of the place. This mischaracterization is noticeable not
only when visiting the location, but also in the memory of early days visitors. However, the
paradisiacal characteristics are a common sense among new visitors. The ambiance is ideal
for the practice of Social Tourism, but popular and mass tourism still prevail. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.352 | - |
Aparece na Coleção: | Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade
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