Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3529
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PriscillaSeneMaia.pdf508,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação corporativa na administração pública : estudo de caso na Universidade Corporativa Caixa
Autor(es): Maia, Priscilla Sene
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Corporativismo – educação
Aprendizagem organizacional
Administração pública
Universidade corporativa
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: MAIA, Priscilla Sene. Educação corporativa na administração pública: estudo de caso na Universidade Corporativa Caixa. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa analisou, empiricamente, as dificuldades enfrentadas na implementação de uma universidade corporativa no setor público. Foi realizado um estudo de caso na Universidade Corporativa Caixa. A pesquisa foi de caráter qualitativo e os dados obtidos foram de fontes secundárias, tais como, bibliografia pertinente ao assunto e material disponibilizado pela empresa por meio de sua página na Internet; e de fontes primárias, pela aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Para realizar uma análise sobre a universidade corporativa foi preciso relacionar as variáveis aprendizagem organizacional, treinamento e desenvolvimento e gestão do conhecimento. A pesquisa procurou esclarecer como se deu o processo de implementação da universidade corporativa dento da esfera pública e, por isso, abordou o tema da reforma gerencial do Estado, traçando uma linha do tempo sobre as mudanças da administração pública até chegar aos moldes de hoje. A partir dessa discussão teórica realizou-se uma entrevista com abordagem qualitativa, utilizando um roteiro previamente estruturado. A entrevista foi realizada com uma Gestora da Universidade Corporativa Caixa, responsável direta pela gestão da universidade corporativa no âmbito daquela Organização. Os resultados da pesquisa apontaram como dificultadores à implementação da Universidade Corporativa Caixa dimensões relacionadas à estrutura organizacional, tamanho, complexidade e fatores humano e tecnológico que impactaram na efetivação da universidade. Como fatores limitadores deste estudo, ressalta-se o limitado número de participantes compondo a amostra de pesquisa, embora a mesma tenha sido desenvolvida com alguém diretamente relacionado à implementação da universidade corporativa. Como sugestões para estudos futuros, recomenda-se a realização de surveys junto à clientela envolvida na gestão do curso, bem como aos alunos que já cursaram, para verificar suas percepções sobre as dificuldades e vicissitudes verificadas nas ações relacionadas à universidade corporativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons