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Título: Identificação das competências exigidas para a implementação da gestão por competências na administração pública federal
Autor(es): Hollanda, Pedro Paulo Teófilo Magalhães de
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Competências gerenciais
Administração pública
Administração de pessoal
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: HOLLANDA, Pedro Paulo Teófilo Magalhães de. Identificação das competências exigidas para a implementação da gestão por competências na administração pública federal. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo buscou identificar as competências exigidas dos profissionais de gestão de pessoas responsáveis pela implantação da gestão por competências na administração pública federal. Foram entrevistados 4 servidores atuantes na área de gestão de pessoas em órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional. Para isso, foi utilizado um roteiro de entrevista elaborado pelo próprio autor. A análise dos dados coletados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo e permitiu que se chegasse a diversas competências que foram agrupadas em 9 categorias. As competências identificadas eram quase em sua totalidade relativas ao arcabouço teórico da gestão por competências e de TD&E. Ficou clara a relação entre diversos aspectos que fundamentam as literaturas de TD&E e de gestão por competências. Embora o sistema de gestão por competências envolva diversas atividades da área de gestão de pessoas, na administração pública federal, há indícios de que ele é aplicado apenas em ações de capacitação. Por fim, fica evidente a necessidade de uma compreensão acerca da estratégia da instituição por parte dos profissionais de recursos humanos para que o modelo de gestão por competências possa ser implementado de maneira adequada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.11.TCC.3528
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