Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Antônio Eduardo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Camila Theresa Oliveira Rosa e | - |
dc.contributor.author | Cruz, Victor Scatolin Ferreira | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Camila Theresa Oliveira Rosa e; CRUZ, Victor Scatolin Ferreira. Aplicação da Teoria de Resposta ao Item no Exame Nacional do Ensino Médio. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho estudamos a técnica da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para quantificar o conhecimento de matemática dos candidatos do Distrito Federal que prestaram
o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 e avaliar se os itens estão calibrados. A TRI é um conjunto de modelos estatísticos que têm como finalidade avaliar os
traços latentes, e isso é possível porque o elemento principal da TRI é o item. Os modelos
têm como base a relação entre a probabilidade de acertar determinado item dado que o
candidato tem pro ciência θ. O modelo utilizado nesse trabalho foi o modelo logístico
unidimensional de três parâmetros. Estes 3 parâmetros são: discriminação, dificuldade e
acerto ao acaso, sendo todos relacionados aos itens. Ao estimar a proficiência dos candidatos foi aplicada a estimação bayesiana marginal utilizando o estimador de máxima
verossimilhança marginal. O processo de estimação foi dividido em duas partes. Primeiro foi estimado os parâmetros dos itens e em seguida das proficiências. Feito isso,
sucedeu a estimação não paramétrica da curva característica do item aplicando dois testes de adequabilidade de ajuste do modelo: estimador não paramétrico da regressão de
Nadaraya-Watson e da regressão Isotônica. O software SAS foi a ferramenta utilizada
inicialmente para a análise descritiva, e o software R foi utilizado para a construção da
curva característica do item e para cálculos das estimativas de proficiência deste trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria de resposta ao item | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regressão de Nadaraya-Watson | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.title | Aplicação da Teoria de Resposta ao Item no Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T12:47:05Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T12:47:05Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35242 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Estatística
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