Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Ana Paula Aparecida | - |
dc.contributor.author | Souza, Mateus Raynner André de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mateus Raynner André de. Pluralidade visual e formação humana: o debate sobre restituição museal como direito de olhar. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo dos estudos de visualidade e contravisualidade do teórico da cultura visual Nicholas
Mirzoeff – especialmente seu trabalho “The Right to Look: A Counterhistory of Visuality” (2011)
– este trabalho final de conclusão de curso se propõe a pesquisar e refletir sobre as
implicações das visualidades no debate sobre a restituição museal de bens espoliados. Este
debate, que anima paixões e move opiniões contraditórias, será apresentado em sua
complexidade com o intuito de refletir sobre os impactos da colonização para a Arte, o Museu
e a Visualidade. Além de Mirzoeff, outros autores foram estudados como Achille Mbembe,
Dan Hicks, Lílian do Valle, Maria Beatriz de Medeiros e Giselle Beiguelman, com o intuído de
pautar a discussão a partir do “direito de olhar” e da sensibilização estética. Através de
exemplos, pretende-se mostrar que o embate em torno dessas questões diz respeito à
formação estética como formação humana e que não há soluções simples ou dicotômicas, o
que se enseja é o debate, a relação, o dissenso e a pluralidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - administração da coleção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação museal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Visualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética da arte | pt_BR |
dc.title | Pluralidade visual e formação humana : o debate sobre restituição museal como direito de olhar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T10:46:59Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T10:46:59Z | - |
dc.date.submitted | 2023-01-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35238 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Beginning with visual culture theorist Nicholas Mirzoeff’s studies of visuality and countervisuality – especially his work “The Right to Look: A Counterhistory of Visuality” (2011) – this
final course work proposes to research and reflect on the implications of the visualities in the
debate on museum restitution of plundered property. This debate, which animates passions
and moves contradictory opinions, will be presented in its complexity with the aim of reflecting
on the impacts of colonization on Art, the Museum and Visuality. In addition to Mirzoeff, other
authors were studied, such as Achille Mbembe, Dan Hicks, Lílian do Valle, Maria Beatriz de
Medeiros and Giselle Beiguelman, with the intuited idea of guiding the discussion based on
the “right to look” and aesthetic awareness. Through examples, it is intended to show that the
clash around these issues concerns aesthetic formation as a human formation and that there
are no simple or dichotomous solutions, what it entails is debate, relations, dissent and
plurality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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