Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35238
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MateusRaynnerAndreDeSouza_tcc.pdf3,32 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Ana Paula Aparecida-
dc.contributor.authorSouza, Mateus Raynner André de-
dc.identifier.citationSOUZA, Mateus Raynner André de. Pluralidade visual e formação humana: o debate sobre restituição museal como direito de olhar. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPartindo dos estudos de visualidade e contravisualidade do teórico da cultura visual Nicholas Mirzoeff – especialmente seu trabalho “The Right to Look: A Counterhistory of Visuality” (2011) – este trabalho final de conclusão de curso se propõe a pesquisar e refletir sobre as implicações das visualidades no debate sobre a restituição museal de bens espoliados. Este debate, que anima paixões e move opiniões contraditórias, será apresentado em sua complexidade com o intuito de refletir sobre os impactos da colonização para a Arte, o Museu e a Visualidade. Além de Mirzoeff, outros autores foram estudados como Achille Mbembe, Dan Hicks, Lílian do Valle, Maria Beatriz de Medeiros e Giselle Beiguelman, com o intuído de pautar a discussão a partir do “direito de olhar” e da sensibilização estética. Através de exemplos, pretende-se mostrar que o embate em torno dessas questões diz respeito à formação estética como formação humana e que não há soluções simples ou dicotômicas, o que se enseja é o debate, a relação, o dissenso e a pluralidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - administração da coleçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação musealpt_BR
dc.subject.keywordVisualidadept_BR
dc.subject.keywordEstética da artept_BR
dc.titlePluralidade visual e formação humana : o debate sobre restituição museal como direito de olharpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T10:46:59Z-
dc.date.available2023-07-21T10:46:59Z-
dc.date.submitted2023-01-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35238-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Beginning with visual culture theorist Nicholas Mirzoeff’s studies of visuality and countervisuality – especially his work “The Right to Look: A Counterhistory of Visuality” (2011) – this final course work proposes to research and reflect on the implications of the visualities in the debate on museum restitution of plundered property. This debate, which animates passions and moves contradictory opinions, will be presented in its complexity with the aim of reflecting on the impacts of colonization on Art, the Museum and Visuality. In addition to Mirzoeff, other authors were studied, such as Achille Mbembe, Dan Hicks, Lílian do Valle, Maria Beatriz de Medeiros and Giselle Beiguelman, with the intuited idea of guiding the discussion based on the “right to look” and aesthetic awareness. Through examples, it is intended to show that the clash around these issues concerns aesthetic formation as a human formation and that there are no simple or dichotomous solutions, what it entails is debate, relations, dissent and plurality.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.