Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Medeiros Junior, Paulo | - |
dc.contributor.author | Jorge, Emily Mendes | - |
dc.contributor.author | Frota, Ana Beatriz Matias | - |
dc.identifier.citation | JORGE, Emily Mendes; FROTA, Ana Beatriz Matias. Uma tipologia de exclamativas curtas do português brasileiro. 2023. 15 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como base o estudo das orações exclamativas curtas que
podem ser construídas com um adjetivo, substantivo ou verbo; porém, quando se
exclama empregando somente um verbo, em alguns casos, será observado que as
orações deixarão de ser classificadas como exclamativas, passando a ser
consideradas meras interjeições. Com base nesse contexto, a pesquisa teve como
objetivo analisar a formação de orações exclamativas curtas com verbos, adjetivos e
substantivos e como são classificadas, tendo como objeto de análise o estudo de
como esses termos aparecem no ambiente virtual, especificamente no Instagram. A
metodologia utilizada foi analítica descritiva, tendo como referencial teórico artigos que
debatem o estudo das orações exclamativas e de como é composta uma interjeição.
Os resultados mostram ser possível exclamar somente com uma palavra que
represente um adjetivo, mas com o substantivo e o verbo não ocorre como esperado,
sendo necessário colocar os substantivos no aumentativo para se ter uma oração
exclamativa, descoberta feita por Leopoldino (2018) e, no caso dos verbos, apenas os
itens lexicais dotados de avaliatividade podem exclamar, tratando-se os demais casos
de meras interjeições. A partir do observado e como contribuição, sugerimos uma
proposta de ensino para estudantes adolescentes estrangeiros do ensino fundamental
que queiram aprender a língua portuguesa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - interjeição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - semântica | pt_BR |
dc.title | Uma tipologia de exclamativas curtas do português brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T12:38:58Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T12:38:58Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35231 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is based on the study of short exclamatory sentences that can be
constructed with an adjective, noun, or verb. However, it is observed that when
exclamations are made using only a verb, in some cases, the sentences are no longer
classified as exclamatory, but rather as mere interjections. In this context, the research
aimed to analyze the formation of short exclamatory sentences with verbs, adjectives,
and nouns, and how they are classified, focusing on the study of how these terms
appear in the virtual environment, specifically on Instagram. The methodology used
was descriptive analysis, with theoretical references from articles discussing the study
of exclamatory sentences and the composition of interjections. The results show that
it is possible to exclaim with only one word representing an adjective, but with nouns
and verbs, it does not occur as expected, as it is necessary to use the augmentative
form of nouns to have an exclamatory sentence, as discovered by Leopoldino (2018),
and in the case of verbs, only lexical items with evaluative meaning can be used for
exclamatory purposes, while other cases are considered mere interjections. Based on
these findings, a teaching proposal is suggested for foreign adolescent students in
elementary school who wish to learn the Portuguese language. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
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