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Título: A formação de professores para a inclusão escolar de estudantes autistas : contribuições psicopedagógicas
Autor(es): Lopes, Juliana Crespo
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Educação inclusiva
Autismo em crianças
Psicopedagogia
Data de apresentação: 5-Dez-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: LOPES, Juliana Crespo. A formação de professores para a inclusão escolar de estudantes autistas: contribuições psicopedagógicas. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão escolar é um tema que tem sido amplamente discutido no Brasil e que tem alcançado avanços importantes nos últimos anos, mas ainda demonstra fragilidade quando está relacionada a inclusão de estudantes autistas. A visão de inclusão escolar que sustentamos neste trabalho é a de uma inclusão efetiva e global, que considere a importância e a necessidade do desenvolvimento de aspectos afetivos, emocionais e cognitivos dos estudantes autistas. Considerando que uma das demandas amplamente discutidas nas escolas se refere ao fato de faltar formação adequada para os professores promoverem esta inclusão, buscar-se-á construir, com os participantes desta pesquisa-intervenção, possibilidades para pensar a inclusão escolar de estudantes autistas na formação de professores de modo a promover o desenvolvimento de todos os aspectos acima relacionados, concretizando uma inclusão escolar destes e dos demais estudantes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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