Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3523
Título: | A formação de professores para a inclusão escolar de estudantes autistas : contribuições psicopedagógicas |
Autor(es): | Lopes, Juliana Crespo |
Orientador(es): | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto: | Educação inclusiva Autismo em crianças Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 5-Dez-2011 |
Data de publicação: | 18-Mai-2012 |
Referência: | LOPES, Juliana Crespo. A formação de professores para a inclusão escolar de estudantes autistas: contribuições psicopedagógicas. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A inclusão escolar é um tema que tem sido amplamente discutido no Brasil e que tem alcançado avanços importantes nos últimos anos, mas ainda demonstra fragilidade quando está relacionada a inclusão de estudantes autistas. A visão de inclusão escolar que sustentamos neste trabalho é a de uma inclusão efetiva e global, que considere a importância e a necessidade do desenvolvimento de aspectos afetivos, emocionais e cognitivos dos estudantes autistas. Considerando que uma das demandas amplamente discutidas nas escolas se refere ao fato de faltar formação adequada para os professores promoverem esta inclusão, buscar-se-á construir, com os participantes desta pesquisa-intervenção, possibilidades para pensar a inclusão escolar de estudantes autistas na formação de professores de modo a promover o desenvolvimento de todos os aspectos acima relacionados, concretizando uma inclusão escolar destes e dos demais estudantes. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons