Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JhenneDinizNunes.pdf383,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escolarização do surdo : discutindo metodologias e a importância do intérprete em libras
Autor(es): Nunes, Jhenne Diniz
Orientador(es): Pimenta, Meireluce Leite
Assunto: Educação bilíngue
Pessoas com deficiência auditiva
Língua brasileira de sinais
Educação inclusiva
Ensino público
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: NUNES, Jhenne Diniz. A escolarização do surdo: discutindo metodologias e a importância do intérprete em libras. 2011. 35 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Sabemos que o que difere o homem das outras espécies animais é capacidade de comunicação, por uso da linguagem. O ser humano desenvolve sua vida em grupo, dentro de uma comunidade, não isoladamente. Esta participação ativa dentro do grupo a que pertence é pertinente ao próprio desenvolvimento psicológico do sujeito. O surdo se difere do ouvinte, não apenas porque não ouve, mas porque desenvolvem potencialidades psico-culturais próprias. O surdo tem sua língua focalizada na modalidade visual-espacial: a Libras - Língua Brasileira de Sinais. Assim, a Libras proporciona a comunicação efetiva entre os surdos, representando os valores culturais, sociais e científicos dessa comunidade. Percebe-se que para além da discussão de inclusão educacional disseminada em nosso país, os surdos têm defendido a proposta bilíngüe de educação, que a principio, apesar de parecer uma proposta de isolamento sócio-educacional, ao contrário, vislumbra um ambiente propício a mediação do conhecimento onde o corpo docente e administrativo da escola seja proficiente em língua de sinais, e aberta aos ouvintes que lá quiserem ser matriculados. Dentro desta perspectiva este trabalho se dispõe a analisar a inclusão de um sujeito surdo em uma escola pública, as principais implicações do ponto de vista da aquisição das diferentes áreas do conhecimento, especialmente em se tratando de aquisição de leitura e escrita do português, sua segunda língua.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons