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Título: A percepção de futuros administradores sobre o fenômeno
Autor(es): Pinheiro, Tereza Cristina Borges Pinho
Orientador(es): Guimarães, Tomás de Aquino
Assunto: Competências gerenciais
Formação profissional
Universidades e faculdades - currículos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: Nov-2011
Data de publicação: 16-Mai-2012
Referência: PINHEIRO, Tereza Cristina Borges Pinho. A percepção de futuros administradores sobre o fenômeno. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção de graduandos do Curso de Administração na Universidade de Brasília, concluintes do segundo semestre de 2011, a respeito da noção e aplicação da gestão de competências. O referencial teórico está baseado nas principais mudanças no paradigma de gestão de pessoas e aborda os conceitos de competência, de gestão de competências e seus diferentes níveis na organização, bem como a noção de competência com base nos cargos e as abordagens de conhecimento e aprendizagem como fontes geradoras de competências. A pesquisa, de caráter descritivo utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Valeu-se da análise de conteúdo para tratamento dos dados qualitativos. Os participantes do estudo foram constituídos por possíveis formandos do Curso de Administração da Universidade de Brasília em número de 14. Entre os resultados mais representativos da pesquisa, destacam-se: (1) a percepção da noção competência como sendo constituída de conhecimentos, habilidades e atitudes, desta maneira, associada à capacidade das pessoas em assumir responsabilidades e comportamentos frente às situações vivenciadas; (2) o Curso de Administração não propicia o debate eficiente sobre o tema; (3) ao contrário das proposições encontradas na literatura estudada, a pesquisa revelou que o diálogo literário está mais avançado que a aplicação do conceito de gestão de competências, podendo ocorrer através de políticas que restringem seu uso a processos específicos e isolados; (4) a complexidade envolvida na identificação dos custos sociais e psíquicos dos indivíduos que trabalham em empresas que utilizam o modelo de gestão de competências, possibilitou verificar a probabilidade de causar nos sujeitos maior pressão, exclusão social e discórdia nos grupos de trabalho; (5) práticas de aprendizagem nas organizações foram consideradas de grande importância por parte dos respondentes, devendo estar alinhadas a um processo de autogestão dos indivíduos. Pode-se concluir, a partir da pesquisa, que o estudo da gestão de competências necessita ser aprimorado através dos processos de aprendizagem na Academia, como uma maneira de melhor preparar os futuros administradores para o mercado de trabalho. Em função dos resultados da pesquisa, recomenda-se nos próximos anos a realização de novos diagnósticos sobre o ensino do fenômeno competência para comparar com o presente estudo se ocorreu modificação na percepção dos graduandos, visto que nesse segundo semestre de 2011 a instituição apresentou a possibilidade dos alunos cursarem a matéria optativa de gestão de competências. Ao final, são apontadas limitações desta pesquisa, recomendações de ordem prática e direções para realização de novos estudos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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