Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_Veridiana Silva Ramalho_tcc.pdf197,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento estratégico : instrumento fundamental para estratégia saúde da família
Autor(es): Ramalho, Veridiana Silva
Orientador(es): Carvalho, Jonas Lotufo Brant de
Coorientador(es): Lima, Thais Fonseca
Assunto: Gestão em saúde
Planejamento estratégico
Atenção primária à saúde
Estratégia Saúde da Família (ESF)
Cenários de decisões
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 18-Jul-2023
Referência: RAMALHO, Veridiana Silva. Planejamento estratégico : instrumento fundamental para estratégia saúde da família. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Uma Atenção Primária em Saúde (APS) de qualidade é fundamental para o bom funcionamento de todo o sistema de saúde, visto que deve oferecer cuidado e melhorar a qualidade de vida de uma população específica. No Brasil, a Estratégia Saúde da Família é implantada de forma prioritária para expansão e consolidação da APS. Ao conhecer cada indivíduo e seu contexto, a equipe pode acolher melhor o usuário e realizar intervenções de maior impacto mediante ações multiprofissionais, desviando o foco da doença. Para que isso aconteça, o planejamento é um aliado na organização das atividades. Este relato de experiência trata da experiência de acompanhar as oficinas do momento explicativo do Planejamento Estratégico Situacional (PES) de uma equipe de Saúde da Família (eSF). O PES é estruturado em quatro momentos, nos quais os atores observam o presente, desenham o futuro e monitoram as ações a partir das suas forças e das oportunidades que o ambiente externo oferece. Assim, possuem maior potencial para enfrentar as fraquezas e as ameaças a que se propuseram. Ao total, foram acompanhadas cinco oficinas de planejamento. De início, a equipe elaborou a sua missão organizacional. Em sequência, realizou a Matriz FOFA, elencando forças, oportunidades, fraquezas e ameaças dentro e fora da equipe de saúde. A partir desse levantamento, selecionou os problemas segundo critérios da Matriz GUT e de governabilidade. Desses, identificou as causas com a Espinha de Peixe e analisou em quais tem capacidade para transformar, finalizando a etapa com a elaboração da visão de futuro. Os dados foram apresentados na ordem em que aconteceram as oficinas. A necessidade da territorialização ficou evidente para a equipe, a qual identificou nós críticos que dificultam seus processos de trabalho. Os membros da equipe se empenharam nas oficinas e já agregaram novas ações no cotidiano da eSF; contudo a ausência de alguns membros foi um dos desafios para a implementação do planejamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Básica - Saúde Coletiva, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção Básica - Saúde Coletiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.