Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gauche, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Wagner Soares de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Wagner Soares de. Reativação de um laboratório em uma escola de ensino médio, na perspectiva de um professor de Química: reflexões a partir do seu relato narrativo. 2022. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar acerca da reativação de um Laboratório
de Química em uma Escola Pública de Ensino Médio, situada no Distrito Federal. Busca
identificar as concepções apresentadas por parte de um Professor em relação ao papel do
Laboratório e da Experimentação no Ensino de Química, bem como analisar sua trajetória de
papel fundamental na reativação do Laboratório da Escola, para tal, foi realizado a partir de
um Relato Narrativo de todo este processo vivenciado e elaborado. A metodologia utilizada
nesta abordagem foi o estudo de caso, o qual utiliza o emprego do uso de narrativas para
elucidar as situações. De acordo com a pesquisa, as aulas aplicadas em laboratório de química
são de suma importância para com a construção dos saberes dos alunos, quando integram a
teoria com a prática experimental. Pois gera um envolvimento muito grande na
experimentação, o que aumenta o aprendizado do aluno nos temas em pauta de aula. Este tipo
de atividade agrega, oportuniza e viabiliza uma relação de contato cognitivo maior entre o
professor educador e o educando. Tornando um estudo atrativo e de fácil compreensão para o
aluno. Isto porque, a química é uma disciplina predominantemente experimental. O professor
exerce um trabalho fundamental no desenvolvimento da formação dos alunos, habilita e
possibilita o estudante a desenvolver novas competências construtivas com a abordagem
prática da disciplina. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Laboratórios experimentais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Reativação de um laboratório em uma escola de ensino médio, na perspectiva de um professor de Química : reflexões a partir do seu relato narrativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T14:05:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18T14:05:41Z | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35208 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|