Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasCarvalhoDosSantos_tcc.pdf677,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos de Natureza da Ciência manifestados em uma atividade investigativa
Autor(es): Santos, Lucas Carvalho dos
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Coorientador(es): Lima, Marcondes Medeiros de
Assunto: Ensino por investigação
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Fev-2022
Data de publicação: 18-Jul-2023
Referência: SANTOS, Lucas Carvalho dos. Aspectos de Natureza da Ciência manifestados em uma atividade investigativa. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ensino de Natureza da Ciência explora, entre outras, a apresentação de Ciência de maneira mais autêntica, aproximando os alunos do verdadeiro cotidiano científico, favorecendo a compreensão e reflexão acerca dos processos de produção de Ciência. Tendo isso em vista, este Trabalho de Conclusão de Curso faz uso da ferramenta Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências versão 2 (MoCEC v. 2) para elaborar uma situação de ensino de Natureza da Ciência e investigar as ações advindas desse contexto, operando a partir de uma Atividade Investigativa. Para isso, realizou-se uma Oficina como meio para o desenvolvimento da capacidade investigativa dos graduandos para se mobilizar aspectos de Natureza da Ciência, aos quais foram manifestados e identificados a partir do MoCEC v. 2 no desenvolvimento da atividade investigativa, aplicada ao contexto de fluorose, com estudantes de cursos de graduação em Química de uma universidade pública brasileira. Na avaliação deste evento, identificou-se a emergência de 10 aspectos de Natureza da Ciência e destacamos o uso da Oficina proposta como uma estratégia potencial para discussões sobre Ciências, pois a partir desta se gerou um contexto propício para a manifestação dos aspectos elencados pelo MoCEC v. 2. Além disso, ressaltamos que até este momento, não havia discussões sobre o uso desta ferramenta na elaboração de situações reais de ensino envolvendo atividades investigativas. Desta maneira, este trabalho contribui para discussões sobre a utilização do MoCEC v.2 em atividades práticas reais, corroborando assim para novas discussões da literatura atual.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.