Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35196
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RebeccaEliseMachadoDeMenezes_tcc.pdf448,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ativismo político ambiental em tempos de crise : as estratégias de influência no processo político decisório brasileiro
Autor(es): Menezes, Rebecca Elise Machado de
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Política ambiental
Meio ambiente
Poder Legislativo
Data de apresentação: 12-Fev-2023
Data de publicação: 17-Jul-2023
Referência: MENEZES, Rebecca Elise Machado de. Ativismo político ambiental em tempos de crise: as estratégias de influência no processo político decisório brasileiro. 2023. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo busca compreender as estratégias de incidência política utilizadas por organizações não governamentais (ONGs) do movimento ambientalista brasileiro para influenciar no processo político-decisório no âmbito do poder legislativo em um contexto político desfavorável à agenda socioambiental. O objetivo é identificar as estratégias utilizadas e comparar as similaridades e diferenças entre as organizações. Fundamentando-se em uma estrutura metodológica qualitativa, com desenho de pesquisa de estudo de caso descritivo, descobriu-se que apesar de compartilharem diversas semelhanças nas estratégias de incidência política, como a atuação através do advocacy e lobby, as ONGs diferem na implementação das estratégias devido a assimetrias no acesso à recursos (humanos e financeiros) e perfil de atuação.
Abstract: This article seeks to understand the advocacy strategies used by non-governmental organizations (NGOs) of the Brazilian environmental movement to influence the political decision-making process in the legislative branch in a political context unfavorable to the socioenvironmental agenda. Based on a qualitative methodological framework, with a descriptive case study research design, it was found that despite sharing several similarities in advocacy and lobbying strategies, NGOs differ in implementation due to asymmetries in access to resources (human and financial) and profile of action.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.