Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EdithFernandaAlvesDaSilva_tcc.pdf349,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogo de sentimentos em arteterapia com crianças e/ou adolescentes com doenças crônicas – estudo piloto para a enfermagem
Outros títulos: Jogo de sentimentos em arteterapia com crianças e/ou adolescentes com doenças crônicas – pilot study for nursing
Jogo de sentimentos em arteterapia com crianças e/ou adolescentes com doenças crônicas – estudio piloto para la enfermería
Autor(es): Silva, Edith Fernanda Alves da
Orientador(es): Torres, Ana Cláudia Afonso Valladares
Assunto: Enfermagem pediátrica
Arteterapia
Câncer em crianças
Câncer em adolescentes
Saúde mental
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 30-Jun-2023
Referência: SILVA, Edith Fernanda Alves da. Jogo de sentimentos em arteterapia com crianças e/ou adolescentes com doenças crônicas – estudo piloto para a enfermagem. 2019. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: a Arteterapia é uma das práticas terapêuticas criativas e lúdicas que pode ser utilizadas para o público infantojuvenil com câncer para expressem suas emoções. Objetivos: descrever e analisar os sentimentos expressos pelo público infantojuvenil com doenças crônicas durante uma intervenção lúdica de Arteterapia e identificar os benefícios dessa técnica. Método: estudo de abordagem mista, descritiva e exploratória. Foi desenvolvida uma intervenção lúdica em Arteterapia individual com catorze crianças e/ou adolescentes com doenças crônicas. O período de coleta de dados foi de fevereiro a novembro de 2018. Resultados: Definiu-se a priori seis sentimentos de análise, a saber: saudade, esperança, preocupação, ansiedade, tranquilidade e tristeza. Por meio deste estudo piloto, compreendeu-se que o uso de recursos lúdicos em Arteterapia favoreceu a emergência da representação internalizada pelo trauma. Conclusões: Este estudo piloto pode ser uma estratégia lúdica em enfermagem que contribui para facilitação da expressão de sentimentos de crianças e/ou adolescentes.
Abstract: Introduction: art therapy is one of the creative and playful therapeutic practices that can be used for children and adolescents with cancer to express their emotions. Objective: to describe and analyze the feelings expressed by children and adolescents with chronic diseases during a playful intervention of Art therapy and to identify the benefits of this technique. Method: study of mixed, descriptive and exploratory approach. A playful intervention was developed in individual Art therapy with fourteen children and/or adolescents with chronic diseases. The data collection period was from February to November 2018. Results: A priori was defined six feelings of analysis, namely: longing, hope, worry, anxiety, tranquility and sadness. Through this pilot study, it was understood that the use of recreational resources in Art therapy favored the emergence of internalized representation through trauma. Conclusions: This pilot study may be a playful strategy in nursing that contributes to facilitating the expression of the feelings of children and/or adolescents.
Resumén: Introducción: la a Arteterapia es una de las prácticas terapéuticas creativas y lúdicas que puede ser utilizada para el público infantojuvenil con cáncer para expresar sus emociones. Objetivos: describir y analizar los sentimientos expresados por el público infantojuvenil con enfermedades crónicas durante una intervención lúdica de Arteterapia e identificar los beneficios de esa técnica. Método: estudio de enfoque mixto, descriptivo y exploratorio. Se desarrolló una intervención lúdica en Arteterapia individual con catorce niños y/o adolescentes con enfermedades crónicas. El período de recolección de datos fue de febrero a noviembre de 2018. Resultados: Se definió a priori seis sentimientos de análisis, a saber: nostalgia, esperanza, preocupación, ansiedad, tranquilidad y tristeza. Por medio de este estudio piloto, se comprendió que el uso de recursos lúdicos en Arteterapia favoreció la emergencia de la representación internalizada por el trauma. Conclusiones: Este estudio piloto puede ser una estrategia lúdica en enfermería que contribuye a facilitar la expresión de sentimientos de niños y/o adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.