Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaPaulaTomazValentim_tcc.pdf594,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos níves de citocinas e óxido nítrico em mulheres com dor crônica causada por artrite reumatóide
Autor(es): Valentim, Ana Paula Tomaz
Orientador(es): Fangel, Leticia Meda Vendrusculo
Assunto: Artrite reumatóide
Dor crônica
Citocina
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jun-2023
Referência: VALETIM, Ana Paula Tomaz. Avaliação dos níves de citocinas e óxido nítrico em mulheres com dor crônica causada por artrite reumatóide. 2019. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica, crônica e degenerativa, caracterizada principalmente pelo comprometimento da membrana sinovial das articulações periféricas. Citocinas inflamatórias, assim como o óxido nítrico (NO) desempenham um papel chave na patogênese nos persistente e exacerbado estados de dor. Objetivos: Descrever as alterações nos biomarcadores plasmáticos de mulheres com AR e dor crônica. Avaliar os níveis de citocinas em mulheres com dor crônica pela AR Metodologia: Este estudo é quantitativo, descritivo e transversal, em que foram escolhidos dois grupos para a realização das coletas de sangue, os participantes foram selecionados aleatoriamente e por conveniência Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo o grupo AR (AR) composto de pacientes com diagnóstico clínico de AR e com presença de dor crônica. E o grupo (C), sendo este um grupo de mulheres sem dor pareadas por idade e nível sociodemográfico. Resultados: Em relação aos biomarcadores, é possível observar que em todos os marcadores avaliados houve diferença entre os grupos. Conclusão: Podemos concluir que no presente estudo mulheres com AR e dor crônica apresentam grandes concentrações de marcadores inflamatórios, com maior relevância nas citocinas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.