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Título: Simulação da capacidade produtiva do Quick Commerce na Empresa Alfa
Autor(es): Cavadas, Thaís Neves
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Comércio eletrônico
Administração de empresas
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 22-Jun-2023
Referência: CAVADAS, Thaís Neves. Simulação da capacidade produtiva do Quick Commerce na Empresa Alfa. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A necessidade de compra e venda está presente na vida cada pessoa no seu dia a dia, pois sempre estão precisando comprar algo. Com o desenvolver da tecnologia, esse processo ficou muito ágil e fácil e, consequentemente, mais presente no dia a dia desses. Em 2020, o mundo viveu um cenário completamente inesperado que afetou todos os setores do mercado: a pandemia do Covid-19. As empresas se viram na necessidade de se adaptar a essa nova realidade, buscando meios de inovar e de continuar atuando em meio à um cenário de tanta instabilidade. Para isso, muitas empresas aderiram a implementação de novos meios tecnológicos para se aproximarem dos clientes que, devido aos impactos da pandemia, ficaram dentro de casa mantendo o distanciamento. Buscando ajudar a empresa do atual estudo na implementação de um novo modelo de negócio durante a pandemia, realizou-se uma simulação da operação para que fosse possível verificar a quantidade ideal de funcionários trabalhando simultaneamente e sua respectiva capacidade produtiva. A empresa analisa faz parte do mercado de entrega ultrarápida. Utilizou-se o software Arena para a elaboração do modelo, simulando os diferentes cenários possíveis da operação da loja, desde o pedido do cliente à chegada em sua casa, variando a quantidade de funcionários e suas produtividades produtividade e além da demanda dos pedidos. Com isso, foi possível obter os resultados referentes a cada cenário, comparando-os e chegando assim, a uma solução mais eficiente para a atuação para a empresa.
Abstract: The need to buy and sell has been present in every person's life. Thefore people are always looking to buy something. The development of technology, the processo f buying and selling became very agile and easy due to the development of the technology. In 2020, the world experienced na unexpected scenario affecting all market sectors, and this scenario was represented by the Covid-19 pandemic. The companies then were requered to adapt to this new reality, looking to innovate and to keep operating in the midst of a scenario very unstable. Thus, many companies have joined the implementation of new technological approaches to get closer to customers who had to stay indoors keeping their distances. In order to advise the company of the current study to implement a new business model, a simulation of its operation was implemented to verify the ideal number of employees working simultaneously besides determining their respective productivites. The studied company takes part of the ultrasfast delivery market. The Arena software was used to create the model, simulating the different possible scenarios of the store's operation, from the customer's request to the arrival at their home, varying the number of employees, productivity and demand. It was possible to obtain the results analysing them and achieving a more efective solution to the company.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
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