Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35101
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TalitaRochaDaSilva_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos processos de manutenção em uma oficina de reparo e instalação de geladeiras
Autor(es): Silva, Talita Rocha da
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Gestão de processos
Produção enxuta
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 22-Jun-2023
Referência: SILVA, Talita Rocha da. Análise dos processos de manutenção em uma oficina de reparo e instalação de geladeiras. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo apresentado neste trabalho tem como objetivo analisar os processos de manutenção em uma oficina de geladeiras, aplicando os conceitos do pensamento enxuto no intuito de identificar problemas e oportunidades de melhoria ao longo do fluxo analisado e propor soluções simples e de baixo ou nenhum investimento físico, nas quais impactam diretamente ou indiretamente na qualidade do produto e serviço prestados, nos custos materiais e operacionais e no tempo produtivo total levantado. Baseado em um estudo de caso único como método de pesquisa. O trabalho foi realizado em uma empresa de grande porte no Distrito Federal. Com a aplicação da metodologia proposta, foi possível identificar os processos da área e diagnosticar com as partes interessadas os principais gargalos ligados aos desperdícios, produtividade e tempo de espera.
Abstract: The study presented in this work aims to analyze the maintenance processes in a refrigerator workshop, applying the concepts of lean thinking in order to identify problems and opportunities for improvement along the analyzed flow and propose simple solutions with low or no physical investment, in which they directly or indirectly impact the quality of the product and service provided, material and operational costs and the total productive time raised. Based on a single case study as a research method. The work was carried out in a large company in the Federal District. With the application of the proposed methodology, it was possible to identify the processes in the area and diagnose with the interested parties the main bottlenecks related to waste, productivity and waiting time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.