Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NicolasShniderSantanaDeSousa_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da implantação do SGQ de acordo com a ISO 9001 : estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço de engenharia elétrica
Autor(es): Sousa, Nícolas Shnider Santana de
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Gestão da qualidade
Empresas
Competitividade
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 22-Jun-2023
Referência: SOUSA, Nícolas Shnider Santana de. Análise da implantação do SGQ de acordo com a ISO 9001: estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço de engenharia elétrica. 2022. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001 em uma empresa de engenharia elétrica. A escolha de implantar um SGQ baseado na ISO 9001 justifica-se pela capacidade que ela tem em trazer notoriedade e credibilidade aos clientes, proporcionar uma melhoria contínua, além de tornar a empresa mais competitiva e sustentável no mercado. Além disso, a sua certificação é reconhecida mundialmente, proporcionando o reconhecimento da empresa em nível nacional e internacional, o que pode acrescentar pontos em relação aos concorrentes da empresa. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio de um estudo de caso em conjunto com a aplicação de uma entrevista com a consultora responsável pela implantação na organização estudada. Na sua maioria os objetivos definidos neste trabalho foram atingidos, apresentando o processo de implantação, as principais motivações que levaram o objeto de estudo a implantar um SGQ de acordo com a norma de referência e as dificuldades encontradas ao longo do processo.
Abstract: The general objective of this work is to analyze the process of implementing a quality management system based on the ISO 9001 standard in an electrical engineering company. The choice to implement a QMS based on ISO 9001 is justified by its ability to bring notoriety and credibility to customers, provide continuous improvement, in addition to making the company more competitive and sustainable in the market. In addition, its certification is recognized worldwide, providing the company's recognition at a national and international level, which can add points in relation to the company's competitors. In order to achieve the proposed objective, an exploratory qualitative research was carried out, through a case study together with the application of an interview with the consultant responsible for the implementation in the studied organization. Most of the objectives defined in this work were achieved, presenting the implementation process, the main motivations that led the object of study to implement a QMS according to the reference standard and the difficulties encountered throughout the process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.