Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Edgard Costa | - |
dc.contributor.author | Romeiro, Matheus Neris | - |
dc.identifier.citation | ROMEIRO, Matheus Neris. Impacto do déficit da capacidade de atendimento da demanda no lucro da empresa: um diagnóstico em uma companhia de GLP. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste estudo foi analisar se o déficit na capacidade de atender a
demanda por parte do setor logístico, evidenciado empiricamente, em uma empresa
distribuidora de GLP a granel, gerado pela falta de investimento alinhado a outros
fatores, tem um impacto negativo sobre o lucro. Avaliar este tipo de relação é
importante para direcionar a estratégia da empresa e a alocação dos recursos da forma
que possa trazer os melhores resultados no longo prazo. As análises foram feitas
através de entrevistas com os colaboradores, coleta de dados e acompanhamento dos
indicadores mais pertinentes. Como resultado, constatou-se a existência de indícios
que apontam que o déficit na capacidade de atendimento da área logística impacta
negativamente no lucro da empresa. Além disso, como proposta de melhoria, sugeriuse a implementação de um software de roteirização robusto (Road Show),
desenvolveu-se um painel com os casos de tentativas de abastecimentos mal
sucedidos gerando custo extra, identificando os principais ofensores para que as
lideranças possam montar uma estratégia de melhoria, e por fim, desenvolveu-se um
painel com o resultado comercial que inclui um simulador do lucro esperado com
possíveis variações de cenários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística empresarial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Roteirização (Logística) | pt_BR |
dc.title | Impacto do déficit da capacidade de atendimento da demanda no lucro da empresa : um diagnóstico em uma companhia de GLP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T14:58:07Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T14:58:07Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35094 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this study was to analyze whether the deficit in the capacity to
meet the demand by the logistics sector, empirically evidenced, in a bulk LPG distribution
company, generated by the lack of investment lined up with other factors, has a negative
impact on the profit. Evaluating this type of relationship is important to direct the
company's strategy and the allocation of resources in a way that can bring the best results
in the long term. The analyzes were carried out through interviews with employees, data
collection and monitoring of the most relevant indicators. As a result, it was found that
there are indications that show that the deficit in the service capacity of the logistics area
has a negative impact on the company's profit. In addition, as an improvement proposal,
it was suggested the implementation of a robust routing software (Road Show), a panel
was developed with cases of unsuccessful supply attempts generating extra cost,
identifying the main offenders so that the leaders can assemble an improvement strategy,
and finally, a panel was developed with the commercial result that includes a simulator
of the expected profit with possible variations of scenarios. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|