Título: | Saúde no trabalho : a Síndrome de Burnout em professores de instituições particulares do Distrito Federal durante a pandemia da COVID-19 |
Autor(es): | Aquino, Lorrany Deraldina Lemos de |
Orientador(es): | Zindel, Márcia Terezinha Longen |
Assunto: | Saúde ocupacional Saúde e trabalho Professores - stress ocupacional Pandemia |
Data de apresentação: | 4-Mai-2022 |
Data de publicação: | 21-Jun-2023 |
Referência: | AQUINO, Lorrany Deraldina Lemos de. Saúde no trabalho: a Síndrome de Burnout em professores de instituições particulares do Distrito Federal durante a pandemia da COVID-19. 2022. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença ocupacional que advém do estresse
crônico e interfere negativamente na qualidade de vida. Essa doença comumente
afeta os profissionais da educação tornando-os inaptos para realização adequada de
suas atividades laborais. O objetivo da pesquisa é investigar a repercussão da
Síndrome de Burnout em professores que atuam nas escolas particulares do Distrito
Federal, unidade federativa situada na Região do Centro-Oeste do Brasil, durante a
pandemia de COVID-19. Para tal, foi realizado um estudo exploratório-descritivo com
abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de coleta de
dados para caracterização sociodemográfica, levantamento de fatores estressores e
a escala Maslach Burnout Inventory – MBI para identificação preliminar da Síndrome
de Burnout. Com esses dados, foi realizada a análise descritiva e a análise não
paramétrica dos dados, utilizando testes do Qui-Quadrado e teste exato de Fisher,
bem como coeficientes de intensidade: Phi e V de Cramer. Verificou-se que ao menos
um dos critérios que caracterizam a síndrome estiveram presentes em 64% da
amostra estudada, que o contexto da pandemia gerou fatores agravantes para o
desenvolvimento da doença, que existe correlação entre a síndrome de burnout e
variáveis sociodemográficas, entretanto, as variáveis ocupacionais nesta amostra não
se associaram. De acordo com os resultados pode-se observar que a problemática
representa importante questão de saúde pública. Com isso, espera-se que este
estudo possa contribuir com informações relevantes para compreensão da qualidade
de vida dos profissionais atuantes no sistema de educação durante a pandemia da
COVID-19. |
Abstract: | Burnout Syndrome (BS) is an occupational disease that comes from chronic
stress and negatively interferes with the quality of life. This disease commonly affects
education professionals, making them unfit to carry out their work activities properly.
The objective of this research is to investigate the impact of Burnout Syndrome on
teachers who work in private schools in Distrito Federal, a federative unit located in the
Midwest Region of Brazil, during the COVID-19 pandemic. For that, an exploratorydescriptive study with a quantitative approach was carried out, using a questionnaire
as a data collection instrument for sociodemographic characterization, survey of
stressors and the Maslach Burnout Inventory - MBI scale for preliminary identification
of Burnout Syndrome. With these data, descriptive analysis and non-parametric
analysis of the data were performed, using Chi-Square tests and Fisher's exact test,
as well as intensity coefficients: Phi and Cramer's V. It was found that at least one of
the criteria that characterize the syndrome were present in 64% of the sample studied,
that the context of the pandemic generated aggravating factors for the development of
the disease, that there is a correlation between the burnout syndrome and
sociodemographic variables, however, occupational variables in this sample were not
associated. According to the results, it can be observed that the problem represents
an important public health issue. Thus, it is expected that this study can contribute with
relevant information to understand the quality of life of professionals working in the
education system during the COVID-19 pandemic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022. |
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