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Título: Saúde no trabalho : a Síndrome de Burnout em professores de instituições particulares do Distrito Federal durante a pandemia da COVID-19
Autor(es): Aquino, Lorrany Deraldina Lemos de
Orientador(es): Zindel, Márcia Terezinha Longen
Assunto: Saúde ocupacional
Saúde e trabalho
Professores - stress ocupacional
Pandemia
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 21-Jun-2023
Referência: AQUINO, Lorrany Deraldina Lemos de. Saúde no trabalho: a Síndrome de Burnout em professores de instituições particulares do Distrito Federal durante a pandemia da COVID-19. 2022. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença ocupacional que advém do estresse crônico e interfere negativamente na qualidade de vida. Essa doença comumente afeta os profissionais da educação tornando-os inaptos para realização adequada de suas atividades laborais. O objetivo da pesquisa é investigar a repercussão da Síndrome de Burnout em professores que atuam nas escolas particulares do Distrito Federal, unidade federativa situada na Região do Centro-Oeste do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. Para tal, foi realizado um estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados para caracterização sociodemográfica, levantamento de fatores estressores e a escala Maslach Burnout Inventory – MBI para identificação preliminar da Síndrome de Burnout. Com esses dados, foi realizada a análise descritiva e a análise não paramétrica dos dados, utilizando testes do Qui-Quadrado e teste exato de Fisher, bem como coeficientes de intensidade: Phi e V de Cramer. Verificou-se que ao menos um dos critérios que caracterizam a síndrome estiveram presentes em 64% da amostra estudada, que o contexto da pandemia gerou fatores agravantes para o desenvolvimento da doença, que existe correlação entre a síndrome de burnout e variáveis sociodemográficas, entretanto, as variáveis ocupacionais nesta amostra não se associaram. De acordo com os resultados pode-se observar que a problemática representa importante questão de saúde pública. Com isso, espera-se que este estudo possa contribuir com informações relevantes para compreensão da qualidade de vida dos profissionais atuantes no sistema de educação durante a pandemia da COVID-19.
Abstract: Burnout Syndrome (BS) is an occupational disease that comes from chronic stress and negatively interferes with the quality of life. This disease commonly affects education professionals, making them unfit to carry out their work activities properly. The objective of this research is to investigate the impact of Burnout Syndrome on teachers who work in private schools in Distrito Federal, a federative unit located in the Midwest Region of Brazil, during the COVID-19 pandemic. For that, an exploratorydescriptive study with a quantitative approach was carried out, using a questionnaire as a data collection instrument for sociodemographic characterization, survey of stressors and the Maslach Burnout Inventory - MBI scale for preliminary identification of Burnout Syndrome. With these data, descriptive analysis and non-parametric analysis of the data were performed, using Chi-Square tests and Fisher's exact test, as well as intensity coefficients: Phi and Cramer's V. It was found that at least one of the criteria that characterize the syndrome were present in 64% of the sample studied, that the context of the pandemic generated aggravating factors for the development of the disease, that there is a correlation between the burnout syndrome and sociodemographic variables, however, occupational variables in this sample were not associated. According to the results, it can be observed that the problem represents an important public health issue. Thus, it is expected that this study can contribute with relevant information to understand the quality of life of professionals working in the education system during the COVID-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
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