Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zindel, Márcia Terezinha Longen | - |
dc.contributor.author | Malnati, Giovanna Paula Souza | - |
dc.identifier.citation | MALNATI, Giovanna Paula Souza. Nudges e mercado financeiro: uma análise sobre as principais abordagens e aplicações. 2022. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A fim de se encontrar uma solução para aumentar o hábito de poupar dos investidores
brasileiros e, consequentemente, realizar com maior frequência aportes em sua conta de
investimentos, o estudo tem como objetivo apresentar e analisar o efeito da aplicação de quatro
Nudges por meio de um estudo de caso da aplicação um Nudge dentro de um contexto de uma
assessoria de investimento localizada sua matriz no Distrito Federal, e fundamentar a eficácia
dos outros três Nudges classificados como digitais por meio da revisão da literatura através de
estudos e experimentos já realizados. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica sistemática
utilizando o método da Teoria do Enfoque Meta-analítico Consolidado (TEMAC) no qual todos
os trabalhos publicados na base Web of Science até o ano de 2022 com a string “Nudges” foram
coletados. Os resultados mostram um crescimento total da quantidade de publicações e citações
durante o período. Nos quais aparecem os trabalhos de Richard Thaler e Cass Sustein trazendo
relevantes conceitos sobre o tema. Ainda foi possível identificar: i. a revista que mais trabalha
sobre o tema é o Journal of Economic Behavior Organization, com 31 publicações; ii. o
documento mais citado foi o trabalho Energy Conservation Nudges and Environmentalist
Ideology Evidence From a Randomized Residential Electricity Field Experiment (COSTA,
Dora L.; Kahn, Mathew E., 2013), com 261 citações; iii. o autor que mais publicou foi Cass
Robert Sunstein; iv. o país que mais tem trabalhos publicados é os Estados Unidos da América,
com 219 trabalhos na área; v. a universidade que mais publicou trabalhos na área foi a League
of European Research Universities Leru, com 40 trabalhos publicados. Posteriormente,
desenharam-se, aplicaram-se e avaliou-se o efeito da aplicação e dos estudos anteriores. Como
principal resultado, observou-se a eficácia da aplicabilidade do primeiro Nudge para aqueles
investidores que estão em construção patrimonial, ou seja, possuem o objetivo de aumentar seu
patrimônio por meio de aportes e investimentos. Para os outros três, foram encontrados estudos
e experimentos que comprovassem igualmente sua eficácia, demonstrando a capacidade do
Nudge em ser uma ferramenta que influencia na tomada de decisão em diversos contextos,
inclusive em aumentar o hábito de poupar mais por meio de aportes recorrentes em suas contas
de investimentos. Por fim, algumas limitações da teoria de Nudge foram encontradas e citadas
na conclusão do estudo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nudges | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do Enfoque Meta Analítico | pt_BR |
dc.title | Nudges e mercado financeiro : uma análise sobre as principais abordagens e aplicações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T12:39:27Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T12:39:27Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35088 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In order to find a solution to increase the saving habit of Brazilian investors and, consequently,
make more frequent contributions to their investment account, the study presents the effect of
applying four Nudges through a study of case of a Nudge within the context of an investment
advisory located at Federal District, and to prove the effectiveness of other Nudges classified
as digital Nudges by reviewing the literature through studies and experiments already done. In
order to do that, its was necessary to carry out a bibliographic review using the method of the
Theory of Consolidated Metallic Approach (TEMAC) in the year 2022 with a string "Nudges"
were colected. The results show a total growth in the number of publications and citations
during the period. In which the works of Richard and Cass Sustein appear, including the
concepts on the subject. It was still possible to identify: i. the journal that most works on the
subject is the Journal of Economic Behavior Organization, with 31; ii. the most cited document
was Energy Conservation Nudges and Evidence of Environmental Ideology from a Randomized
Residential Electricity Field Experiment (COSTA, Dora L.; Kahn, Mathew E., 2013), with 261
citations; iii. the author who published the most was Cass Robert Sunstein; 4. the country with
the most published works is the United States of America, with 219 works in the area; v. the
university that most published works in the area was the League of European Research
Universities Leru, with 40 published works; Subsequently, design, apply and evaluate the effect
of the application and previous studies. As a main result, the diligence of the applicability of
the first Nudge was observed for investors who are building financial wealth, they have the
objective of increasing their financial wealth through investments. For the others three studies,
it were found that prove success of the tool in the context, demonstrating that Nudge is a
diversified tool that influences decision-making in their decisions, including the pattern of
saving more through recurring contributions to their investment accounts. Finally, some of
Nudge's theories were published and cited in the study. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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