Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Klein, Stefan Fornos | - |
dc.contributor.author | Mota, Lucas Santos da | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Lucas Santos da. Efeito colateral que o seu sistema fez: o rap como propulsor de uma subjetividade antirracista. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo entender o papel do rap como uma ferramenta políticocultural de conscientização da juventude negra brasileira a respeito da categoria racial
como estruturante da nossa realidade. Para isso realizo uma investigação ancorada no
álbum Sobrevivendo no inferno, dos Racionais MC’s, lançado em 1997. A escolha do
álbum se deu por sua relevância teórico-artística, isto é, a forma como sua estética está
intrinsecamente relacionada ao seu conteúdo, fornecendo assim uma fonte crítica de
interpretação da realidade racial brasileira. O fato de a narrativa tematizar o cotidiano da
periferia, a partir de uma perspectiva de quem a vive, é fator central na ponte entre a
mensagem e o público alvo. Percorrendo a violência estatal, os estigmas da juventude
negra e o mito da democracia racial, esta pesquisa busca sustentar a relevância da obra
dos Racionais MC’s enquanto possibilitadora de subjetividades antirracistas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rap (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.title | Efeito colateral que o seu sistema fez : o rap como propulsor de uma subjetividade antirracista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T10:33:32Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T10:33:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35075 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to understand the role of rap as a political-cultural tool to raise
awareness among black Brazilian youth about the racial category as a structuring
element of our reality. To achieve this, I carry out an investigation anchored in the
album Sobrevivendo no inferno, by Racionais MC’s, released in 1997. The album was
chosen for its theoretical-artistic relevance, that is, the way in which its aesthetics are
intrinsically related to its content, thus providing a critical source of interpretation of the
Brazilian racial reality. The fact that the narrative thematizes daily life in the periphery,
from the perspective of those who live it, is a central factor in the bridge between the
message and the target audience. Going through state violence, the stigmas of black
youth and the myth of racial democracy, this research seeks to sustain the relevance of
the work of Racionais MC's as an enabler of anti-racist subjectivities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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