Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaCabralDavidDosSantos_tcc.pdf720,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores de saúde mental : uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Amanda Cabral David dos
Orientador(es): Lima, Maria da Glória
Coorientador(es): Andrade, Aurélio Matos
Assunto: Saúde mental
Indicadores de saúde
Serviços de saúde mental
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 19-Jun-2023
Referência: SANTOS, Amanda Cabral David dos. Indicadores de saúde mental: uma revisão integrativa. 2019. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O uso dos indicadores para a análise da situação sanitária é um importante instrumento para construir evidências para orientar a tomada de decisão e para a programação das ações de saúde pelos gestores e profissionais de saúde em relação ao cuidado às pessoas com problemas mentais e com uso de álcool e outras drogas, como também de outros agravos. Todavia, a complexidade e a gravidade dos transtornos mentais como um grave problema de saúde pública requerem maior investimento em pesquisas sobre sistemas de informações para produzir evidências sobre a efetividade do modelo proposto pela reforma psiquiátrica em relação ao modelo psiquiátrico especializado. Assim, o presente estudo objetivou identificar o uso de indicadores nos serviços de saúde mental que orientam a atenção em saúde mental no âmbito do cuidado e da organização do trabalho. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, descritivo exploratório. A busca na literatura científica foi aplicada nas seguintes bases eletrônicas: PubMed; CENTRAL; Web of Science; Lilacs, Psylnfo e Proquest. Os resultados evidenciaram a presença de quatro categorias de indicadores encontrados pela temática abordada nas publicações incluídas: transtornos mentais, indicador de atendimento, álcool e outras drogas e saúde do trabalhador, analisados ainda, segundo os níveis de atenção à saúde: primária, secundária e terciária. Encontrou-se maior uso de indicadores nos estudos analisados na categoria transtornos mentais, seguido do de atendimento; com prevalente foco na atenção secundária. Verificou-se que o maior número de publicações ocorreu nos anos de 2010 e 2013, e os Estados Unidos foram o país de origem com maior número de produções de artigos. Conclui-se que o uso de indicadores de saúde mental, ainda são escassos, evidenciando a necessidade de maiores investimentos para pesquisas e estudos, como também, de oferta de capacitações dos profissionais para monitoramento e apoio na tomada de decisões no planejamento das ações e formulações de políticas públicas na área da saúde mental.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.