Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Soares, Paula Meyer | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Thayane de Oliveira Vieira | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Thayane de Oliveira Vieira. Investigação de buyer personas como ferramenta para o empreendedorismo digital: estudo do perfil dos estudantes de Engenharia da FGA-UNB. 2023. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um cenário cada vez mais competitivo e tecnológico, é importante que o empreendedor
compreenda as necessidades dos seus clientes em potencial para desenvolver e oferecer
produtos e serviços adequados a essas necessidades. Para alcançar essa compreensão, cria-se
perfis fictícios de clientes, chamados de personas, a partir de uma análise de mercado. Esta é
uma técnica amplamente utilizada, pois reconhece o comportamento e as expectativas dos
consumidores e direciona o conteúdo que vende nas mídias sociais. A tendência atual na gestão
de negócios é se concentrar na experiência do cliente, por isso, as empresas precisam investigar
o perfil de quem consome. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de coleta e análise
de dados, envolvendo 112 estudantes de engenharia da FGA-UnB, que buscou compreender o
uso das redes sociais por esses alunos e as necessidades deles no ambiente digital, em relação
ao que é exposto nas plataformas sobre suas futuras áreas de atuação, para identificação e
construção de um cliente ideal chamado de buyer persona. Como resultado, a pesquisa
identificou que, de maneira geral, os alunos buscam informações sobre como empreender e
sobre os nichos de atuação na área escolhida por eles - engenharia de software, automotiva,
energia, aeroespacial ou eletrônica. Além disso, foi desenvolvido um perfil de aluno para cada
engenharia, uma persona, que descreve características e necessidades dos estudantes de
engenharia que responderam a pesquisa. Esse perfil pode ser utilizado como fomento ao
empreendedorismo digital no ramo, pois permite o desenvolvimento de soluções baseadas nas
necessidades que foram identificadas, na hora de traçar o perfil desse aluno e entender o que
ele busca; podendo ser, consequentemente, uma boa oportunidade de negócio. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Engenharia | pt_BR |
dc.title | Investigação de buyer personas como ferramenta para o empreendedorismo digital : estudo do perfil dos estudantes de Engenharia da FGA-UNB | pt_BR |
dc.title.alternative | Buyer personas research as a tool for digital entrepreneurship: study of the profile of Engineering students at FGA-UNB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T15:28:17Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T15:28:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35064 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In an increasingly competitive and technological scenario, it is important for entrepreneurs to
understand the needs of their potential customers in order to develop and offer products and
services suited to these needs. To achieve this understanding, fictitious customer profiles, called
personas, are created based on a market analysis. This is a widely used technique as it
recognizes consumer behavior and expectations and drives content that sells on social media.
The current trend in business management is to focus on customer experience, so companies
need to investigate the profile of those who consume. In this context, this work presents a data
collection and analysis study, involving 112 engineering students from FGA-UnB, which
sought to understand the use of social networks by these students and their needs in the digital
environment, in relation to what is exposed on platforms about their future areas of activity, to
identify and build an ideal customer called a buyer persona. As a result, the research identified
that, in general, students seek information on how to undertake and on the niches in the area
chosen by them - software engineering, automotive, energy, aerospace or electronics. In
addition, a student profile was developed for each engineering, a persona, which describes the
characteristics and needs of engineering students who responded to the survey. This profile can
be used to encourage digital entrepreneurship in the industry, as it allows the development of
solutions based on the needs that were identified, when it comes to profiling that student and
understanding what he is looking for; and therefore could be a good business opportunity. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Energia
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