Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Anabelle Carrilho da | - |
dc.contributor.author | Vieira, Ester Paschoali | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Ester Paschoali. O debate racial na formação em Serviço Social na Universidade de Brasília. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo compreender como o debate racial está inserido na formação dos/as estudantes de Serviço Social, por meio da análise das Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social e dos Projetos Políticos Pedagógicos do Currículo de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB. Como objetivos específicos foi determinada a necessidade de verificar a construção das discussões étnico raciais no Brasil e no Serviço Social brasileiro. Além da análise da presença ou ausência do debate racial nas discussões sobre a atualização e revisão curricular do curso de Serviço Social da UnB (SER/UnB). Para realizar a análise, foi utilizado o método de pesquisa documental sob a base de autores negros contemporâneos. A construção do trabalho perpassou pela análise do período escravista e pela resistência da população negra, que construiu o movimento negro. Pelo estudo da construção do mito da democracia racial e as particularidades vivenciadas pelas mulheres negras, bem como pela importância da interseccionalidade. As relações do racismo estrutural e institucional com a universidade e suas consequências para a perpetuação do racismo. No que tange o Serviço Social, foi observado como a questão racial está inserida em momentos marcantes para a categoria, além dos impactos de sua ausência para a formação e atuação profissional. Por fim, foi feita uma análise nos Projetos Pedagógicos do curso de Serviço Social da UnB, a fim de compreender o formato do debate racial e em quais disciplinas. Como resultado foi observado que as próprias Diretrizes Curriculares que guiam a construção da formação acadêmica em Serviço Social não trazem como aspectos centrais na construção das relações sociais os aspectos de raça e gênero. Isso reflete na construção dos PPCs da UnB, que contêm apenas uma disciplina optativa e no fim do curso com enfoque nas dimensões raciais e de gênero, o que comprova a pouca inserção desse debate no SER/UnB. Além da baixa transversalidade dos estudos étnico-raciais, o que compromete a formação dos/as estudantes na compreensão estrutural das desigualdades, compostas pelo sistema racista-patriarcal-capitalista. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Serviço Social | pt_BR |
dc.title | O debate racial na formação em Serviço Social na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T15:21:05Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T15:21:05Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35011 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to understand how the racial debate is inserted in the formation of the students of Social Work, Through the analysis of the General Guidelines for the course of Social Work and the Political Pedagogical Projects of the Curriculum of Social Service of the University of Brasília - UnB. As specific objectives was determined the need to verify the construction of ethnic racial discussions in Brazil and Brazilian Social Service. In addition to the analysis of the presence or absence of racial debate in the discussions on the updating and curriculum review of the course, as well as the transversality of the racial agenda in the subjects of the Department of Social Work of UnB - SER/ UnB. To perform the analysis, we used the method of documentary research based on critical racial studies. The construction of the work went through the analysis of the slave period and the resistance of the black population, which built the black movement. By studying the construction of the myth of racial democracy and the particularities experienced by black women, as well as the importance of intersectionality. And finally by the relations of structural and institutional racism with the university and its consequences for the perpetuation of racism. With regard to Social Work, it was observed how the racial issue is inserted in remarkable moments for the category, in addition to the impacts of its absence for training and professional performance. Finally, an analysis was made in the Pedagogical Projects of the Social Work course of UnB, in order to understand the format of
the racial debate and in which disciplines, beyond the transversality between the contents. As a result it was observed that the Curriculum Guidelines that guide the construction of academic training in Social Service do not bring as central aspects in the construction of social relations the aspects of race and gender. This reflects in the construction of the PPCs of UnB, which contain only an elective discipline and at the end of the course with a focus on racial and gender dimensions, which proves the low insertion of this debate in SER/ UnB. In addition to the low transversality of ethnic-racial studies, which compromises the formation of/students in the structural understanding of inequalities, composed of the racist-patriarchal-capitalist system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|