Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35008
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LaisChiareliDeSouzaSoares_tcc.pdf594,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho doméstico e de cuidados e saúde mental durante a pandemia : perspectiva de mulheres inseridas em Caps no DF
Autor(es): Soares, Laís Chiareli de Souza
Orientador(es): Costa, Anabelle Carrilho da
Assunto: Trabalho doméstico
Divisão sexual do trabalho
Saúde mental
Pandemia
Data de apresentação: 1-Jun-2022
Data de publicação: 1-Jun-2023
Referência: SOARES, Laís Chiareli de Souza. Trabalho doméstico e de cuidados e saúde mental durante a pandemia: perspectiva de mulheres inseridas em Caps no DF. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal identificar e analisar como a prática dos trabalhos domésticos e de cuidados durante a pandemia de Covid-19 afetou o quadro de saúde mental de mulheres inseridas no tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial localizado em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Realizou-se um resgate histórico acerca da divisão sexual do trabalho e de como a responsabilização das mulheres pelos trabalhos domésticos e de cuidados pode se correlacionar com a saúde mental. Na parte qualitativa, foi aplicado o instrumento de pesquisa em grupo focal, buscando analisar sua fala e seus relatos de como o período pandêmico influenciou em seu cotidiano, articulando ao referencial bibliográfico selecionado. Adota-se como hipótese que a realização dos trabalhos domésticos e de cuidados durante a pandemia intensificou o quadro de transtorno e sofrimento psíquico das mulheres inseridas no serviço de saúde mental. Os resultados obtidos, com a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário em campo, corroboram a hipótese, posto que as participantes relataram maior sobrecarga e exaustão com essas atividades no período pandêmico.
Abstract: The present study carried out a historical review of the sexual division of labor and how the responsibility of women for work and domestic care can be correlated with mental health. The main objective was identified and analyzed as the practice of functions related to the mental health condition of women incorporated in the treatment in a Psychosocial Care Center in an Administrative Region of the Federal District. For this, the application of the instrument with the women was carried out in a focus group, seeking to analyze their speech and their reports of how the pandemic period influenced their daily lives, articulating the selected bibliographic reference. It is adopted as a hypothesis that domestic and care work during the pandemic intensified the disorder and psychological suffering of women who access mental health services. The results obtained, with the bibliographic research and application of a questionnaire in the field, corroborate the hypothesis, since the interviewees reported greater overload and exhaustion with these activities in the pandemic period.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.