Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EvelinPatriciaDeCarvalho_tcc.pdf609,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Parceria desigual : a intensificação do trabalho do motorista uberizado
Autor(es): Carvalho, Evelin Patrícia de Carvalho
Coorientador(es): Ghiraldelli, Reginaldo
Assunto: Motoristas - aspectos sociais
Trabalho - precarização
Precarização
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 1-Jun-2023
Referência: CARVALHO, Evelin Patrícia de Carvalho. Parceria desigual: a intensificação do trabalho do motorista uberizado. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de intensificação do trabalho vivenciado no cotidiano dos motoristas de aplicativo, bem como evidenciar os elementos ideopolíticos que reforçam uma suposta relação de parceria propagada pelas empresas de transporte por aplicativo que ocultam a intensificação e precarização do trabalho do motorista uberizado/a. O percurso metodológico foi realizado a partir da análise do sítio da empresa Uber Technologies, com o objetivo de identificar os elementos trazidos para aquisição de novos/as motoristas parceiros/as. A pesquisa se propõe analisar, por meio de levantamento e revisão bibliográfica, o fenômeno da uberização do trabalho presente no cotidiano dos motoristas de transporte por aplicativo, tendo como objeto de análise a empresa Uber Technologies (considerando que é uma representante de significativo domínio no serviço de transporte por aplicativo). Argumenta-se que a parceria promovida pelas empresas-aplicativo cria no imaginário do/a trabalhador/a a ideia de gerenciamento de si, que na prática, não se efetiva além de isentar as empresas das responsabilidades legais para com o/a motorista. Entende-se que a relação entre motoristas e empresas-aplicativo é marcada pela subordinação, sujeição, dominação, desgaste, exploração e ausência de garantias para estes/as trabalhadores/as.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.