Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KetlenBiancaDeLiraOliveira_tcc.pdf460,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Etarismo contra a população idosa em situação de pobreza no capitalismo
Autor(es): Oliveira, Ketlen Bianca de Lira
Orientador(es): Ribeiro, Isabela Ramos
Assunto: Serviço social com idosos
Envelhecimento
Assistentes sociais
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 1-Jun-2023
Referência: OLIVEIRA, Ketlen Bianca de Lira. Etarismo contra a população idosa em situação de pobreza no capitalismo. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso possui por objetivo abordar a temática acerca do processo de envelhecimento, seus desdobramentos sobre a população idosa e as possibilidades de atuação profissional para o enfrentamento ao etarismo. Neste, aborda-se o envelhecimento como uma expressão da Questão Social, o qual reflete na sociedade diversos estigmas e pré-conceitos sobre a velhice. A partir de uma abordagem crítica, é exposto a importância do Estado como meio para garantir os direitos para a população que não consegue se reproduzir socialmente, tendo em vista a desigualdade social gerada pelo capitalismo. Discute-se também a essencialidade e efetividade das Políticas Públicas, especialmente a Política de Assistência Social, que tem por objetivo atender as demandas da população em situação de pobreza, de maneira que lhes ofereça uma garantia mínima de acesso a direitos. Em conjunto a esta política expõe-se acerca do Estatuto da Pessoa Idosa e as formas de articulação entre ambas, com vistas a atender a população idosa em situação de pobreza, lhe viabilizando uma velhice com direitos. Como parte de uma discussão crítica, são pensadas formas de atuação do Serviço Social na proteção a população idosa, com vistas às possibilidades de atuação do Assistente Social, a partir dos relatos de experiências vivenciadas em campo de estágio. Conclui-se que as políticas sociais buscam uma equidade para esse grupo, e ainda que não atenda plenamente seus direitos, acaba por permitir a possibilidade do acesso e em muito a garantia mínima de acesso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.