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dc.contributor.advisorNegreiros, Taise Cristina Gomes Clementino de-
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Gyullia Araújo da-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Gyullia Araújo da. Serviço social e o movimento hip hop: a utilização do rap como instrumento de trabalho do assistente social. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO principal condutor deste trabalho é o movimento Hip Hop, responder atentamente o segmento RAP, que se trata de uma manifestação cultural de raiz negra, que nasce com o intuito de lazer, união e resistência, disseminando mensagens de denúncia e promovendo conscientização social. E do outro lado, temos o Serviço Social, cujo os processos responsáveis pelo Movimento de Reconceituação da profissão, promoveram um amadurecimento desta e desenvolveu uma nova perspectiva profissional, pautada num Projeto Ético-Político – PEP, que confronta a ordem capitalista e propõe a luta intransigente pela defesa das classes subalternas e dos direitos humanos. Através dessa “virada”, no Serviço Social, que hoje os profissionais podem gozar de autonomia em seu fazer profissional e, portanto, utilizar-se dos mais diversos instrumentos para alcançar os fins desejados. Por meio disso, este trabalho propõe a utilização da arte e da cultura, popular, mais precisamente do RAP para trabalhar com os usuários, de forma a alcançar os meios mais democráticos e participativos de uma relação entre profissional e usuário e ainda, com uma pedagogia de cunho emancipatório, que defende a transformação social. A metodologia utilizada possui caráter exploratório, visando a familiarização com o tema e se baseia em análises bibliográficas de trabalhos científicos que tratam da utilização do RAP, da arte e da cultura pelo Serviço Social. Além disso, o trabalho também se trata de pesquisa qualitativa, procurando responder os objetivos que deram início ao projeto e trabalhar aspectos da realidade e da dinâmica das relações sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - prática profissionalpt_BR
dc.titleServiço social e o movimento hip hop: a utilização do rap como instrumento de trabalho do assistente socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T11:48:56Z-
dc.date.available2023-06-01T11:48:56Z-
dc.date.submitted2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35002-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main driver of this work is the Hip Hop movement, predominantly the RAP segment, which is a cultural manifestation of black roots, which was born with the intention of leisure, unity and resistance, disseminating messages of denunciation and promoting social awareness. And, on the other side, we have Social Service, whose processes responsible for the Reconceptualization Movement of the profession have promoted a maturation of the profession and developed a new professional perspective, based on an Ethical-Political Project - EPP (PEP in portuguese), which confronts the capitalist order and proposes an uncompromising fight for the defense of the subordinate classes and human rights. Through this "turn", in Social Work, that today the professionals can enjoy autonomy in their professional practice and, therefore, use the most diverse instruments to achieve the desired ends. Therefore, this work proposes the use of popular art and culture, more precisely the RAP, to work with users, in order to achieve the most democratic and participative means of a relationship between professional and user, and also, with an emancipatory pedagogy, which defends social transformation. The methodology used has an exploratory character, aiming at the familiarization with the theme and is based on bibliographic analysis of scientific works that deal with the use of RAP, art and culture by the Social Work. Moreover, the work is also qualitative research, seeking to answer the objectives that initiated the project and to work on aspects of reality and the dynamics of social relations.pt_BR
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