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dc.contributor.advisorPicinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho-
dc.contributor.authorGuimarães, Kamilla Almeida-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Kamilla Almeida. Conhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientação. 2019. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A respiração oral pode causar uma série de consequências ao indivíduo, podendo levar à alterações estruturais e comportamentais. Por apresentar alta prevalência em crianças, é fundamental que os professores possam estar atentos às características e cientes das alterações causadas pela respiração oral. Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil e ensino fundamental I a respeito da respiração oral, assim como verificar a eficácia do programa de orientação fonoaudiológica. Metodologia: A amostra foi composta por 150 professores de escolas públicas e particulares. A promoção do conhecimento sobre a respiração oral foi realizada por meio do Programa de Orientação Fonoaudiológica que abordou sobre a fisiologia da respiração, as causas e as consequências da respiração oral e os profissionais envolvidos no tratamento. Antes e após o programa, foram aplicados questionários semiestruturados composto por questões objetivas e discursivas a respeito das causas e consequências da respiração oral. Para a análise estatística entre os questionários pré e pósprograma foi utilizado o teste McNemar. A comparação entre a média geral das respostas corretas foi realizada através do Teste t-Student. Todas as diferenças foram consideradas estatisticamente significativas para um nível de significância de 5%. Resultados: Observaram-se diferenças estatísticas (p<0,05) em todas as questões dos questionários pré e pós-programa de orientação. Conclusão: Os professores apresentam conhecimento prévio sobre a respiração oral, porém o Programa de Orientação Fonoaudiológica mostrou-se eficaz e promoveu a ampliação do conhecimento sobre o tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRespiração bucalpt_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúdept_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.titleConhecimento dos professores sobre a respiração oral antes e após programa de orientaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-31T21:47:28Z-
dc.date.available2023-05-31T21:47:28Z-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34997-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Mouth breathing or breathing through the mouth can cause a number of problems leading to structural and behavioral changes in the person, and it is particularly prevalent in children, it is essential that teachers should be aware of the characteristics and of the changes that can be caused by mouth breathing. Objective: To ascertain the knowledge of primary and secondary school teachers about mouth breathing, as well as to confirm the effectiveness of the speech and hearing counseling programs. Methodology: There were 150 teachers on the orientation program, from both public and private schools. The mouth breathing orientation program was run by the Speech-Language Pathology Program that dealt with the physiology of breathing, the causes and consequences of mouth breathing and the professionals involved in the treatment of the problem. Before and after the program, semi-structured questionnaires were given out containing objective and discursive questions about the causes and consequences of mouth breathing. For the statistical analysis between the pre and post-program questionnaires, the McNemar test was applied. The comparison between the overall average of the correct answers was made through the t-Student test. All differences were considered statistically significant at a significance level of 5%. Results: Statistical differences (p <0.05) were found in all questions of the pre and post-orientation program questionnaires. Conclusion: Teachers already knew something about potential effects of breathing through the mouth but the Speech-Language Pathology Program was effective and gave the teachers more information about the topic than they had previously.pt_BR
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