Título: | Inclusão educacional e autismo : análise sistemática da literatura sobre as melhores práticas de alta intensidade escolar e seus resultados para linguagem |
Autor(es): | Pedra, Amanda de Carvalho |
Orientador(es): | Celeste, Letícia Correa |
Coorientador(es): | Teixeira, Renata Monteiro |
Assunto: | Inclusão escolar Autismo Crianças - linguagem |
Data de apresentação: | 4-Jul-2019 |
Data de publicação: | 31-Mai-2023 |
Referência: | PEDRA, Amanda de Carvalho. Inclusão educacional e autismo: análise sistemática da literatura sobre as melhores práticas de alta intensidade escolar e seus resultados para linguagem. 2019. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Introdução: A inclusão escolar de alunos autistas é uma tarefa difícil, métodos de intervenção podem facilitar esse processo e fornecer boas oportunidades de desenvolvimento para essas crianças. Objetivo: A partir da análise de estudos que propunham intervenções nas escolas para estudantes com TEA, a revisão sistemática procura identificar o quanto a intensidade impacta nos resultados e as melhoras linguísticas e comunicativas provenientes das intervenções. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática seguindo as recomendações da Cochrane Handbook. A busca foi feita em 4 bases de dados. Como critérios de inclusão foram selecionados somente os estudos que apresentavam intervenção em ambiente escolar ou pré escolar, onde a intervenção poderia ser direta, através dos próprios pesquisadores com as crianças ou indireta, via treinamento de outros participantes, as crianças alvo da intervenção deveriam ser autistas, o impacto das intervenções na comunicação deveria ser mencionado e os estudos deveriam ser do tipo ensaios clínicos. Os critérios de exclusão foram: estudos que não utilizaram intervenção em ambiente escolar ou pré escolar; estudos que não relataram dados de comunicação; estudos em que o grupo controle era composto por crianças autistas e crianças portadoras de outras necessidades especiais ou outros distúrbios do desenvolvimento e revisões, cartas, resumos de congresso, opiniões pessoais e relatos de caso. Resultados: Observou-se nos 11 estudos incluídos, que os resultados das intervenções não estavam diretamente ligados à alta intensidade. O
treinamento adequado dos educadores e equipes das escolas é uma variável de alto impacto. Conclusão: Os resultados encontrados sugerem que intervenções escolares são possíveis e necessárias, visto que todas elas, em níveis diferentes, trouxeram benefícios comunicativos e/ou linguísticos aos estudantes com TEA. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.