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Título: Inclusão educacional e autismo : análise sistemática da literatura sobre as melhores práticas de alta intensidade escolar e seus resultados para linguagem
Autor(es): Pedra, Amanda de Carvalho
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Coorientador(es): Teixeira, Renata Monteiro
Assunto: Inclusão escolar
Autismo
Crianças - linguagem
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 31-Mai-2023
Referência: PEDRA, Amanda de Carvalho. Inclusão educacional e autismo: análise sistemática da literatura sobre as melhores práticas de alta intensidade escolar e seus resultados para linguagem. 2019. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A inclusão escolar de alunos autistas é uma tarefa difícil, métodos de intervenção podem facilitar esse processo e fornecer boas oportunidades de desenvolvimento para essas crianças. Objetivo: A partir da análise de estudos que propunham intervenções nas escolas para estudantes com TEA, a revisão sistemática procura identificar o quanto a intensidade impacta nos resultados e as melhoras linguísticas e comunicativas provenientes das intervenções. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática seguindo as recomendações da Cochrane Handbook. A busca foi feita em 4 bases de dados. Como critérios de inclusão foram selecionados somente os estudos que apresentavam intervenção em ambiente escolar ou pré escolar, onde a intervenção poderia ser direta, através dos próprios pesquisadores com as crianças ou indireta, via treinamento de outros participantes, as crianças alvo da intervenção deveriam ser autistas, o impacto das intervenções na comunicação deveria ser mencionado e os estudos deveriam ser do tipo ensaios clínicos. Os critérios de exclusão foram: estudos que não utilizaram intervenção em ambiente escolar ou pré escolar; estudos que não relataram dados de comunicação; estudos em que o grupo controle era composto por crianças autistas e crianças portadoras de outras necessidades especiais ou outros distúrbios do desenvolvimento e revisões, cartas, resumos de congresso, opiniões pessoais e relatos de caso. Resultados: Observou-se nos 11 estudos incluídos, que os resultados das intervenções não estavam diretamente ligados à alta intensidade. O treinamento adequado dos educadores e equipes das escolas é uma variável de alto impacto. Conclusão: Os resultados encontrados sugerem que intervenções escolares são possíveis e necessárias, visto que todas elas, em níveis diferentes, trouxeram benefícios comunicativos e/ou linguísticos aos estudantes com TEA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2019.
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