Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34984
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MathieuDiasGirard_tcc.pdf4,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos das mudanças climáticas nas vazões mínimas do Alto São Francisco com base nas Hipóteses de Budyko
Outros títulos: Impact assessment of climate change on low flows in the Alto São Francisco based on Budyko's Hypothesis
Autor(es): Girard, Mathieu Dias
Orientador(es): Reis Júnior, Dirceu Silveira
Coorientador(es): Souza, Saulo Aires de
Assunto: Ciclo hidrológico
Precipitação (Meteorologia)
Recursos hídricos
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mai-2023
Referência: GIRARD, Mathieu Dias. Impactos das mudanças climáticas nas vazões mínimas do Alto São Francisco com base nas Hipóteses de Budyko. 2022. 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As mudanças climáticas afetam o ciclo hidrológico terrestre e podem modificar a disponibilidade hídrica de determinadas regiões. O entendimento dos impactos que essas mudanças terão na Q95 é crucial para que estratégias de adaptação possam ser definidas. Este trabalho propôs um método alternativo à modelagem hidrológica clássica para estimar mudanças nas vazões mínimas causadas por mudanças climáticas. Uma abordagem simples e parcimoniosa foi obtida desenvolvendo um modelo de regressão que incorpora um modelo baseado na hipótese de Budyko. Essa metodologia foi aplicada à região do Alto São Francisco utilizando resultados das projeções de 19 modelos climáticos globais como dados de entrada. Os resultados das projeções futuras nas variáveis climáticas consideradas indicaram uma falta de convergência no padrão de mudança da precipitação média anual, embora no período seco observou-se um padrão claro de redução na precipitação. Já para a evapotranspiração potencial, conforme esperado, observou-se um padrão de aumento nítido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.