Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Layrargues, Philippe Pomier | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marina Parada Haddad de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marina Parada Haddad de. Educação ambiental e resíduos sólidos: o que os membros do Comitê Brasília Recicla compreendem sobre obsolescência programada. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de um cenário de supervalorização do crescimento econômico mediante a qualquer custo, e como uma das consequências da Crise de 29, dos Estados Unidos, a Obsolescência Programada foi criada com o intuito de restaurar e incentivar a economia mundial, à medida que propagava e mantinha o aumento do consumismo, por meio do encurtamento da vida útil dos bens de consumo. Dito
isso, a forma de produção industrial que se propagou no período em questão, que se difundiu nos ‘anos dourados do capitalismo’, e que permeia até hoje, vai no sentido contrário à sustentabilidade, uma vez que corrobora com a geração de resíduos de forma exagerada e também com a ideologia do consumismo acelerado. Dessa forma, os modelos de produção e consumo adotados fizeram com que a
questão dos resíduos sólidos se tornasse um problema mundial que precisava de soluções. Assim sendo, as práticas de logística reversa, que visam, de maneira geral, a reinserção dos materiais da cadeia produtiva e/ou a destinação ambientalmente correta destes, começaram a ser disseminadas globalmente. Entretanto, essas práticas, e principalmente a reciclagem, foram tomadas como
soluções ideais e acabaram convencendo a sociedade como um todo de que a problemática estava sendo enfrentada e superada, mesmo com a permanência do ritmo acelerado da produção capitalista e a cultura do consumo repetitivo que continuam a gerar desperdícios numerosos. Diante disso, o presente trabalho tem o intuito de questionar a supervalorização da reciclagem e a ausência de enfoque na prática da obsolescência programada frente à problemática dos resíduos sólidos, tanto nas políticas públicas, como no setor educacional. A pesquisa será realizada através da análise sobre a compreensão dos participantes do Comitê Brasília Recicla acerca da questão da Obsolescência Programada, instituído pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e que tem o objetivo de promover a Educação Ambiental voltada à reciclagem no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obsolescência programada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística reversa | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e resíduos sólidos : o que os membros do Comitê Brasília Recicla compreendem sobre obsolescência programada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T12:51:13Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T12:51:13Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34979 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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dc.contributor.advisorco | Pereira, Cláudio Henrique | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Ambiental
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