Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsabellaGoncalvesDiasMota_tcc.pdf730,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do bolsonarismo na produção de violências contra LGBTQIA+ : uma análise crítica do discurso da Rádio Jovem Pan
Autor(es): Mota, Isabella Gonçalves Dias
Orientador(es): Vieira, Viviane Cristina
Assunto: Análise do Discurso Crítica (ADC)
Ideologia de gênero
Mídia
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 29-Mai-2023
Referência: MOTA, Isabella Gonçalves Dias. Impacto do bolsonarismo na produção de violências contra LGBTQIA+: uma análise crítica do discurso da Rádio Jovem Pan. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como propósito investigar o discurso da Rádio Jovem Pan na representação de agendas de igualdade de gênero e de diversidade sexual nos anos de 2018 e 2022, sob o governo de Jair Bolsonaro. Para fundamentar o estudo, foram utilizados os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC), com foco nos estudos de Fairclough (2003) sobre o discurso como ação, relação e identificação, bem como nos estudos de Thompson (2011) sobre os modos de operação da ideologia e sobre comunicação de massa. Os resultados indicam que a disseminação de informações falsas sobre as agendas de igualdade de gênero e de diversidade sexual, teve potencial para naturalizar desigualdades e deslegitimar políticas que visavam garantir a integridade física de mulheres e pessoas LGBTQIA+.
Abstract: The purpose of this research is to investigate the discourse of Radio Jovem Pan in the representation of gender equality and sexual diversity agendas in the years 2018 and 2022, during Jair Bolsonaro's government. To support the study, the theoretical-methodological assumptions of Critical Discourse Analysis (CDA) were used, with a focus on Fairclough's (2003) studies on discourse as action, relation, and identification, as well as Thompson's (2011) studies on the modes of operation of ideology and mass communication. The results indicate that the dissemination of false information about gender equality and sexual diversity agendas had the potential to naturalize inequalities and delegitimize policies aimed at ensuring the physical integrity of women and LGBTQIA+ people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.