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Título: Instrumentos de avaliação da satisfação dos usuários de farmácia comunitária : uma revisão da literatura
Autor(es): Lima, Jonathan Morais
Orientador(es): Galato, Dayani
Assunto: Pacientes - satisfação
Farmácia comunitária
Saúde - cuidado farmacoterapêutico
Data de apresentação: 27-Abr-2022
Data de publicação: 26-Mai-2023
Referência: LIMA, Jonathan Morais. Instrumentos de avaliação da satisfação dos usuários de farmácia comunitária: uma revisão da literatura. 2022. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: A avaliação de serviços tem uma grande importância na sociedade por poder quantificar a experiência do usuário, sendo a satisfação um fator de grande importância para isso. Objetivo: Identificar instrumentos de avaliação da satisfação dos usuários adotados por farmácias comunitárias. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, adotando-se a questão: "quais os instrumentos são adotados para avaliação da satisfação de usuários dos serviços de farmácia comunitária?". Adotou-se as bases Medline/PUBMed e Academic Search Premier, Embase, Scopus e Web of Science, por meio do algoritmo com os descritores em inglês: ((Pharmacy OR Pharmacies OR "Pharmaceutical Services") and (Evaluation OR "Health Care Evaluation Mechanisms") and "Patients satisfaction" and (Surveys OR Questionnaires OR Tools)). Resultados: Foram identificados 1047 trabalhos nas bases de dados investigadas, destes 102 foram selecionados para a leitura dos textos completos e 23 inseridos na revisão. Os questionários aplicados possuíam entre 7 e 34 questões, sendo mais frequentemente com aproximadamente 20 questões. Observou-se que se abordavam domínios como: satisfação geral; satisfação com os serviços farmacêuticos, monitoramento, informação, educação, dispensação, gerenciamento da terapia, entre outros serviços; relação com o farmacêutico; disponibilidade, competência, atitude do farmacêutico; familiaridade com os serviços da farmácia; impressão sobre a equipe da farmácia; acesso, localização e conveniência; aspectos estruturais, ambiente físico/aparência da farmácia; qualidade, disponibilidade, localização dos medicamentos e outros produtos; atendimento ao telefone; sugestão de melhora do serviço, comparação com serviços oferecidos anteriormente. Conclusão: Nos estudos identificados foram observados diversos instrumentos, sendo a minoria validado, contudo, os domínios identificados podem auxiliar o desenvolvimento de instrumentos a serem aplicados no Brasil.
Abstract: Objective: The evaluation of services is of great importance in society for being able to quantify the user experience, with satisfaction being a factor of great importance for this. Objective: Identify user satisfaction assessment tools adopted by community pharmacies. Methods: TThis is a literature review study, adopting the question: "which instruments are adopted to assess the satisfaction of users of community pharmacy services?". Medline/PUBMed and Academic Search Premier, Embase, Scopus and Web of Science databases were adopted using the algorithm with the English descriptors: ((Pharmacy OR Pharmacies OR "Pharmaceutical Services") and (Evaluation OR "Health Care Evaluation Mechanisms") and "Patients satisfaction" and (Surveys OR Questionnaires OR Tools)). Results: A total of 1047 works were identified in the investigated databases, of which 102 were selected for reading the full texts and 23 were included in the review. The applied questionnaires had between 7 and 34 questions, being more frequently with approximately 20 questions. It was observed that domains were addressed such as: general satisfaction; satisfaction with pharmaceutical services, monitoring, information, education, dispensing, therapy management, among other services; relationship with the pharmacist; availability, competence, attitude of the pharmacist; familiarity with pharmacy services; impression about the pharmacy staff; access, location and convenience; structural aspects, physical environment/appearance of the pharmacy; quality, availability, location of drugs and other products; telephone answering; service improvement suggestion, comparison with previously offered services. Conclusion: In the identified studies, several instruments were observed, the minority being validated, however, the identified domains can help the development of instruments to be applied in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022.
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