Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HugoArieldaMataBorba.pdf600,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de diversidade e inclusão : uma análise sobre a inserção de pessoas com deficiência em uma empresa privada
Autor(es): Borba, Hugo Ariel da Mata
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Diversidade no local de trabalho
Inclusão social
Pessoas com deficiência - emprego
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 14-Mai-2012
Referência: BORBA, Hugo Ariel da Mata. Gestão de diversidade e inclusão: uma análise sobre a inserção de pessoas com deficiência em uma empresa privada. 2011. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Ao longo da história da humanidade, as pessoas com deficiência foram tratadas de diversas formas. Atualmente a discussão gira em torno da superação de ações coercitivas governamentais para se alcançar a Gestão da Diversidade e uma Cultura de Inclusão. O objetivo deste estudo é identificar os pontos de vista de PCDs e de supervisores quanto à Inclusão de Pessoas com Deficiência no contexto organizacional de uma empresa privada. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa aplicada, e os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, concluiu-se a partir dos resultados obtidos que: a política de cotas é um avanço na realidade brasileira, mas insuficiente para incluir a todos; há necessidade de realizar adaptações de espaço físico e garantir instrumentos adequados às funções; deve-se investir na capacitação de funcionários e gestores, com vistas a informar sobre as deficiências e o respeito às suas especificidades; combate ao preconceito; acolhimento de PCDs, prevenção de acidentes; estímulo ao trabalho em equipe; criação de mecanismos de valorização das Pessoas com Deficiência. Propõe-se oportunizar às PCDs a ascensão na carreira profissional, dando vez e voz a grupos minoritários, que pode proporcionar soluções criativas e ideias inovadoras, e uma consequente vantagem competitiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons