Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moesch, Marutschka Martini | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Isabela Vitória Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Isabela Vitória Ribeiro. O turismo pedagógico como tema transversal na educação fundamental no Distrito Federal. 2023. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende apresentar o Turismo Pedagógico como tema
transversal na Educação Fundamental no Distrito Federal, e assim, analisar essa
prática como possibilidade de transposição didática dos conteúdos de ensinagem e
ampliação da cidadania. Para isso, será apresentado um quadro teórico que destaca
os fundamentos do Turismo como ciência interdisciplinar e suas implicações, tendo
em vista o Turismo Pedagógico e suas possíveis proposições na formação cidadã. O
caminho metodológico se dá por meio de uma pesquisa qualitativa de nível
descritivo e interpretativo por um estudo de caso, sendo realizadas entrevistas
focalizadas e semi-estruturadas de vivências coletadas no ambiente escolar,
especificamente pelo ensino fundamental e dando voz aos protagonistas de ensino
que são responsáveis também pelo desenvolvimento pedagógico dos alunos em
relação a importância da educação patrimonial e com isso, compreender o que é o
ser cidadão. A partir das evidências desenvolvidas ao longo da pesquisa, é possível
constatar a importância da implementação de metodologias práticas de ensinagem
para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos e percepções do que é
patrimônio, a sua importância e a relação que há entre o sujeito e o lugar que está
inserido. Partindo do pressuposto de que o contexto político atual, referente aos
recentes episódios de destruição a patrimônios públicos e históricos, interfere
negativamente na população e na geração sucessora. Fica evidente também que é
necessário exercer um novo olhar acerca da vivência juvenil em relação ao
sentimento de pertencimento do território, da cultura e da memória dos potenciais
turísticos existentes no Distrito Federal, a fim de que o Turismo Pedagógico e
Cidadão possa impactar positivamente o lugar e consequentemente obter
transformação social, cultural, histórica e econômica, juntamente com a transposição
do conhecimento abordado nesta pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.title | O turismo pedagógico como tema transversal na educação fundamental no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T14:40:43Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T14:40:43Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34902 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study intends to present Pedagogical Tourism as a crosscutting theme in
Elementary and Middle School in Federal District, analyzing this activity as a
possibility of didactic transposition of the subjects taught and amplification of
citizenship. In order to do that, a theoretical framework that highlights the
fundamentals of Tourism as an interdisciplinary science and its implications, keeping
in focus Pedagogical Tourism and its potential in the development of a citizen will be
presented. The methodological path it’s originated from qualitative research in a
detailed level and interpretative in a case study, where focussed and semi-structured
interviews were made in a school environment, with the purpose of understanding
living experiences, specifically from the Elementary and Middle School giving voice to
the protagonists of teaching that are also responsible for the pedagogical
development of students in relation to the importance of patrimonial education, and
with that the understanding of what is a citizen. From the evidence developed during
the research, it's possible to affirm the importance of introduction of the methodology
of practical teaching for the development of critical opinion of students and the
understanding of patrimony, its importance and the relation of the individual and the
location. Mentioning the actual political context, referring to the most recent episodes
of destruction of public and historical heritage, it negatively interferes with the
population and the succeeding generation. It is also clear that its necessary to
exercise a new way to observe the experience of the youth regarding the feeling of
belonging to the territory, culture and memory of the potential touristic sights that
exists in Federal District, in order to make Pedagogical and Citizen Tourism impact
positively on its location and obtain social, cultural, historical and economic
transformation with the transposition of knowledge approached in the research. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
|