Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CamilaTiganoMiliani.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle estatístico de infecção bacteriana na UTI do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Milani, Camila Tigano
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Infecção hospitalar
Epidemiologia
Controle estatístico de qualidade
Data de apresentação: 28-Jun-2011
Data de publicação: 14-Mai-2012
Referência: MILANI, Camila Tigano. Controle estatístico de infecção bacteriana na UTI do Hospital Universitário de Brasília. 2011. [56] f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A partir de 2003, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Universitário de Brasília (HUB) passou a contar com apoio estatístico no controle da infecção pela bactéria Staphylococus Aureus Resistente à Oxacilina (SARO) na UTI. Esse estudo estatístico obtido pela CCIH indicou que, nos últimos quatro anos, houve uma redução expressiva na freqüência mensal/anual quanto às ocorrências de SARO, apontando para uma melhora no processo de vigilância. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo investigar as possíveis causas dessa redução, bem como propor uma forma de avaliar o controle das ocorrências de infecção bacteriana na UTI do HUB. Os resultados obtidos através de ferramentas da qualidade e gráficos CUSUM para valores individuais indicaram que as possíveis causas da redução nos casos de infecção por SARO foram devido à competição entre bactérias na UTI do HUB, e à contribuição das providências tomadas pelas equipes da CCIH e da UTI no período considerado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, Estágio Supervisionado 2, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons