Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SofiaGusmaoDeSouza_tcc.pdf402,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologia social : uma análise crítica do Projeto de Lei do Senado Federal nº 111/2011
Autor(es): Souza, Sofia Gusmão de
Orientador(es): Peres, Janaina Lopes Pereira
Assunto: Tecnologia - aspectos sociais
Políticas públicas
Inovação social
Política Nacional de Tecnologia Social (PNTS)
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 20-Mai-2023
Referência: SOUZA, Sofia Gusmão de. Tecnologia social: uma análise crítica do Projeto de Lei do Senado Federal nº 111/2011. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o Projeto de Lei do Senado Federal no 111/2011, que institui a Política Nacional de Tecnologia Social, dialoga com os princípios da Tecnologia Social, destacando como fundamentos o conceito de Inovação Social e o paradigma da Gestão Social. Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica utilizando as plataformas SciELO e Google Acadêmico, seguida de uma análise crítica do projeto de lei segundo as propostas de análise documental de Cellard (2008). Essa pesquisa revelou que o projeto de lei se aproxima mais do uso da tecnologia social como artefatos, programas e articulação em que a própria comunidade se torna dispensável em seu processo de construção, além de não contemplar o caráter flexível dessa tecnologia e a importância da valorização do território a quem se destina a política.
Abstract: This study aims to analyze how the legislative proposal no 111/2011, which institutes the National Social Technology Policy, dialogues with the principles of Social Technology, highlighting the concept of Social Innovation and the Social Management paradigm as fundamentals. For this purpose, a bibliographical analysis was carried out using the SciELO and Google Scholar platforms, followed by a critical analysis of the proposal according to Cellard's document analysis (2008). This research revealed that the project is closer to the use of social technology as artifacts, programs and articulation in which the community itself becomes expendable in its construction process, in addition to not contemplating the flexible nature of this technology and the importance of valuing the territory for which the policy is intended.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.