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Título: Ensino de literatura : os desafios cotidianos, a leitura literária e a importância ainda atual dos clássicos literários na escola
Outros títulos: Teaching literature : everyday challenges, literary reading and the still current importance of literary classics
Autor(es): Moreira, Laura Milena de Carvalho
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Leitura - educação
Literatura - educação
Hábitos de leitura
Data de apresentação: 2-Mai-2023
Data de publicação: 19-Mai-2023
Referência: MOREIRA, Laura Milena de Carvalho. Ensino de literatura: os desafios cotidianos, a leitura literária e a importância ainda atual dos clássicos literários na escola. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de discutir sobre a importância da literatura nas escolas, principalmente públicas, assim como, refletir o atual ensino da literatura clássica e analisar alternativas de trabalhá-las em sala de aula. Portanto, serão abordados os conceitos de clássicos e cânones literários, a fim de seguir uma linha de pensamento baseado nas conceituações de alguns autores críticos, assim norteando a proposta de defesa desta tese. A escolha foi feita por causa da percepção de como a literatura e de como os livros clássicos da literatura brasileira estão sendo recebidos pelos estudantes no ensino fundamental e ensino médio da educação básica. Não haverá proposta de metodologias, pois trata-se de um material de pesquisa e reflexão. O ensino básico da rede pública é socialmente e politicamente muito importante, as escolas públicas representam uma educação mais democrática, como garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96). Nessa perspectiva, as escolas públicas possuem um papel essencial no oferecimento da literatura como arte, como disciplina e na disposição de materiais, bibliotecas e livros que contribuem na formação do leitor, do indivíduo e do estudante. O material didático como principal instrumento de ensino, a falta de contato com o texto e o desinteresse dos alunos pela leitura são alguns dos principais desafios do atual ensino tradicional de literatura. Tal porcentagem traz um alerta sobre o desaparecimento da literatura como disciplina nas escolas e reflete uma série de preocupações em relação à leitura literária, formação do pensamento crítico, desenvolvimento da língua e o costume da leitura.
Abstract: This work aims to discuss the importance of literature in schools, especially public schools, as well as to reflect on the current teaching of classic literature and analyze alternatives for working with it in the classroom. Therefore, the concepts of literary classics and canons will be addressed, to follow a line of thought based on the conceptualizations of some critical authors, thus guiding the defense proposal of this thesis. The choice was made due to the perception of how literature and classic Brazilian literature books are being received by students in primary and secondary education in basic education. There will be no proposal for methodologies, as this is a research and reflection material. Basic education in the public network is socially and politically very important, public schools represent a more democratic education, as guaranteed by the Brazilian Education Guidelines and Framework Law (LDB 9394/96). From this perspective, public schools play an essential role in offering literature as art, as a discipline, and in providing materials, libraries, and books that contribute to the formation of the reader, the individual, and the student. The didactic material as the main teaching instrument, the lack of contact with the text and the disinterest of students in reading are some of the main challenges of the current traditional teaching of literature. This percentage raises an alert about the disappearance of literature as a discipline in schools and reflects a series of concerns regarding literary reading, the formation of critical thinking, language development, and the habit of reading.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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