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Título: Gramatikê : a gamificação como inovação no ensino de concordância verbal
Autor(es): Pires, Carolina Chaves Guimarães
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Gamificação
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 19-Mai-2023
Referência: PIRES, Carolina Chaves Guimarães. Gramatikê: a gamificação como inovação no ensino de concordância verbal. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A concordância verbal é um dos tópicos da gramática da língua portuguesa em que os estudantes da educação básica sentem bastante dificuldade, pois não compreendem o sistema linguístico por trás de suas inúmeras regras. A falta de compreensão do sistema linguístico e da utilidade do ensino de língua portuguesa. Buscando modificar esse cenário de aprendizagem de gramática desvinculado da compreensão do sistema linguístico, Pilati (2017) propôs a Aprendizagem Linguística Ativa. Uma abordagem para o ensino de gramática que tem o objetivo de revelar os princípios subjacentes às diferentes regras da gramática tradicional, articulando linguística e ciências cognitivas. Dando sequência a sua proposta, em 2023, a autora publicou uma proposta para ensinar a Concordância Verbal que busca explicitar por meio de dois princípios mais gerais em vez das inúmeras regras. Em 2023, a proposta da Concordância verbal feita por meio de princípios, foi implementada em um aplicativo educacional denominado Gramatikê. Considerando essas inovações, este estudo analisa a proposta do Gramatikê para o ensino de Concordância Verbal, analisando a proposta de Pilati 2023 e sua implementação no ambiente virtual.
Abstract: Verbal Agreement is one of the topics in which students of basic education have more difficulties with, as they don’t understand there's an interconnected system behind its rules. The students can't find a practical way to use what they've learned, so it becomes hard to follow their linguistic instinct, a consequence of the disconnected rules shown in the classrooms. After all, these problems don’t allow students to develop critical and deep knowledge. Intending to change this scenario, in which the grammatical learning is detached from the comprehension of the linguistic system, Pilati (2017) proposed Active Linguistic Learning. This approach for grammar learning has the goal to reveal principles of different traditional grammar rules, based on linguistics and cognitive science. Moving forward with her idea, the author published in 2023 a proposal to teach Verbal Agreement that tries to explain through two general principles instead of countless rules. Now, the Verbal Agreement suggestion through principles has been implemented in an app named Gramatikê. Taking these innovations into consideration, this study analyzes the app’s goal for Verbal Agreement teaching, examining Pilati’s 2023 proposal and its execution in the virtual environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.
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