Título: | Gramatikê : a gamificação como inovação no ensino de concordância verbal |
Autor(es): | Pires, Carolina Chaves Guimarães |
Orientador(es): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
Assunto: | Língua portuguesa - gramática Gamificação |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 19-Mai-2023 |
Referência: | PIRES, Carolina Chaves Guimarães. Gramatikê: a gamificação como inovação no ensino de concordância verbal. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A concordância verbal é um dos tópicos da gramática da língua portuguesa em
que os estudantes da educação básica sentem bastante dificuldade, pois não compreendem o
sistema linguístico por trás de suas inúmeras regras. A falta de compreensão do sistema
linguístico e da utilidade do ensino de língua portuguesa. Buscando modificar esse cenário
de aprendizagem de gramática desvinculado da compreensão do sistema linguístico, Pilati
(2017) propôs a Aprendizagem Linguística Ativa. Uma abordagem para o ensino de
gramática que tem o objetivo de revelar os princípios subjacentes às diferentes regras da
gramática tradicional, articulando linguística e ciências cognitivas. Dando sequência a sua
proposta, em 2023, a autora publicou uma proposta para ensinar a Concordância Verbal
que busca explicitar por meio de dois princípios mais gerais em vez das inúmeras regras. Em
2023, a proposta da Concordância verbal feita por meio de princípios, foi implementada em
um aplicativo educacional denominado Gramatikê. Considerando essas inovações, este
estudo analisa a proposta do Gramatikê para o ensino de Concordância Verbal, analisando a
proposta de Pilati 2023 e sua implementação no ambiente virtual. |
Abstract: | Verbal Agreement is one of the topics in which students of basic education have
more difficulties with, as they don’t understand there's an interconnected system behind its
rules. The students can't find a practical way to use what they've learned, so it becomes hard
to follow their linguistic instinct, a consequence of the disconnected rules shown in the
classrooms. After all, these problems don’t allow students to develop critical and deep
knowledge. Intending to change this scenario, in which the grammatical learning is detached
from the comprehension of the linguistic system, Pilati (2017) proposed Active Linguistic
Learning. This approach for grammar learning has the goal to reveal principles of different
traditional grammar rules, based on linguistics and cognitive science. Moving forward with
her idea, the author published in 2023 a proposal to teach Verbal Agreement that tries to
explain through two general principles instead of countless rules. Now, the Verbal Agreement
suggestion through principles has been implemented in an app named Gramatikê. Taking
these innovations into consideration, this study analyzes the app’s goal for Verbal Agreement
teaching, examining Pilati’s 2023 proposal and its execution in the virtual environment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.