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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Renato Cabral-
dc.contributor.authorSant’ana, Raphaela Silva-
dc.identifier.citationSANT'ANA, Raphaela Silva. A visão sociolinguística sobre o Projeto de Lei 566/2022: políticas de imposição da norma padrão e contra a inclusão da linguagem neutra no espaço escolar. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Projeto de Lei (PL) 566/2022, que impõe a norma padrão e vai contra a inclusão da linguagem neutra no âmbito escolar. O trabalho aborda a análise de diversos aspectos relacionados ao tema, como a história do ensino de norma padrão no Brasil; algumas características da linguagem neutra, as tendências atuais e as perspectivas futuras. Além disso, são apresentadas discussões sociolinguísticas para o enfrentamento de visões preconceituosas contra a linguagem neutra, como o caso do PL 566/2022, apresentado na Câmara dos Deputados pela deputada Greyce Elias (AVANTE - MG), a fim de analisar a influência dessa variedade linguística em como ela pode refletir nas identidades sociais para a compreensão dos processos de identificação social. É importante entender que aprender uma língua de prestígio não é a única maneira de alcançar a ascensão social, mas sim entender que a diversidade linguística, a capacidade de se comunicar com outras pessoas também são fundamentais para o sucesso social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem neutrapt_BR
dc.subject.keywordVariação linguísticapt_BR
dc.titleA visão sociolinguística sobre o Projeto de Lei 566/2022 : políticas de imposição da norma padrão e contra a inclusão da linguagem neutra no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-19T13:31:38Z-
dc.date.available2023-05-19T13:31:38Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34844-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to present a study on the Bill (PL) 566/2022, which imposes the standard norm and goes against the inclusion of neutral language in the school environment. The work addresses the analysis of several aspects related to the theme, such as the history of teaching standard norms in Brazil; some features of neutral language, current trends and future prospects. In addition, sociolinguistics are approved to confront prejudiced views against neutral language, such as the case of PL 566/2022, presented in the Chamber of Deputies by Congresswoman Greyce Elias (AVANTE - MG), in order to analyze the influence of this linguistic variety on how it can reflect on social identities for the understanding of social identification processes. It is important to understand that learning a prestigious language is not the only way to achieve social ascension, but to understand that linguistic diversity, the ability to communicate with others are also fundamental for social success.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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