Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Renato Cabral | - |
dc.contributor.author | Sant’ana, Raphaela Silva | - |
dc.identifier.citation | SANT'ANA, Raphaela Silva. A visão sociolinguística sobre o Projeto de Lei 566/2022: políticas de imposição da norma padrão e contra a inclusão da linguagem neutra no espaço escolar. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Projeto de Lei
(PL) 566/2022, que impõe a norma padrão e vai contra a inclusão da linguagem
neutra no âmbito escolar. O trabalho aborda a análise de diversos aspectos
relacionados ao tema, como a história do ensino de norma padrão no Brasil;
algumas características da linguagem neutra, as tendências atuais e as
perspectivas futuras. Além disso, são apresentadas discussões sociolinguísticas
para o enfrentamento de visões preconceituosas contra a linguagem neutra, como o
caso do PL 566/2022, apresentado na Câmara dos Deputados pela deputada
Greyce Elias (AVANTE - MG), a fim de analisar a influência dessa variedade
linguística em como ela pode refletir nas identidades sociais para a compreensão
dos processos de identificação social. É importante entender que aprender uma
língua de prestígio não é a única maneira de alcançar a ascensão social, mas sim
entender que a diversidade linguística, a capacidade de se comunicar com outras
pessoas também são fundamentais para o sucesso social. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem neutra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Variação linguística | pt_BR |
dc.title | A visão sociolinguística sobre o Projeto de Lei 566/2022 : políticas de imposição da norma padrão e contra a inclusão da linguagem neutra no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T13:31:38Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T13:31:38Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34844 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to present a study on the Bill (PL) 566/2022, which imposes
the standard norm and goes against the inclusion of neutral language in the school
environment. The work addresses the analysis of several aspects related to the
theme, such as the history of teaching standard norms in Brazil; some features of
neutral language, current trends and future prospects. In addition, sociolinguistics
are approved to confront prejudiced views against neutral language, such as the
case of PL 566/2022, presented in the Chamber of Deputies by Congresswoman
Greyce Elias (AVANTE - MG), in order to analyze the influence of this linguistic
variety on how it can reflect on social identities for the understanding of social
identification processes. It is important to understand that learning a prestigious
language is not the only way to achieve social ascension, but to understand that
linguistic diversity, the ability to communicate with others are also fundamental for
social success. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|