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https://bdm.unb.br/handle/10483/34835
Título: | Acessibilidade e inclusão de discentes no Instituto de Química da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Oliveira, Laís Juliana de Borba |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Inclusão escolar Pessoas com deficiência Universidade de Brasília (UnB) - Instituto de Química |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 19-Mai-2023 |
Referência: | OLIVEIRA, Laís Juliana de Borba. Acessibilidade e inclusão de discentes no Instituto de Química da Universidade de Brasília. 2022. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O trabalho desenvolvido seguiu uma abordagem qualitativa, devido ao caráter humanitário da
pesquisa desenvolvida garantindo o respeito a individualidade dos entrevistados ao trata-los de
maneira mais humana, e não trazendo apenas dados quantitativos. O objetivo central deste
trabalho foi estudar como o Instituto de Química da Universidade de Brasília trata de questões
de inclusão e acessibilidade dos seus discentes da graduação. Analisamos dados fornecidos pela
Diretoria de Acessibilidade referentes aos estudantes que são atendidos pela DACES e os que
concluíram o seu processo de atendimento. Além disto, disponibilizamos um questionário
online ao corpo discente do Instituto de Química para observarmos o nível de conhecimento
deles em relação à Diretoria de Acessibilidade e as suas opiniões relacionadas à acessibilidade
na Universidade de Brasília e no Instituto de Química. A última etapa dessa pesquisa tinha o
propósito de compreender os desafios vivenciados pelos estudantes do Instituto de Química que
são atendidos pela DACES, além de entender um pouco mais sobre as suas vivências dentro da
universidade e suas sugestões de melhoria. Após a análise da pesquisa, identificamos alguns
problemas dentro da universidade, sejam eles relacionados à estrutura física que acabam
dificultando e até mesmo impossibilitando a mobilidade, ou até mesmo problemas relacionados
à falta de comunicação e a divulgação da DACES com o restante da universidade, sejam eles
servidores, corpo discente e até mesmo corpo docente. Por fim, concluímos que a universidade
está se esforçando em criar um ambiente inclusivo e acessível a todos, porém são necessárias
melhorias, como, ajustes na estrutura física da universidade, além de mudanças na relação entre
o corpo docente e tais estudantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
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