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2023_JoaoPedroAlmeidaNeres_tcc.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPérez Morales, Juan Carlos-
dc.contributor.authorNeres, João Pedro Almeida-
dc.identifier.citationNERES, João Pedro Almeida. Avaliação da coordenação motora com bola de sete crianças dos anos finais do ensino fundamental que participaram de aulas de educação física com esportes coletivos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA coordenação motora engloba vários sistemas motores separados com uma variedade de propriedades sensoriais que possam realizar um padrão eficiente de movimento. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação motora com bola de 7 crianças dos anos finais do ensino fundamental, que participaram de 15 aulas de educação física com o conteúdo esportes coletivos (basquetebol e voleibol). A pesquisa foi realizada com coleta de dados, sendo pré- teste e pós teste. Empregou-se o instrumento Teste de Coordenação Motora com Bola (TCMB) e observação sistemática de três aulas por meio da utilização do protocolo para categorização das aulas. As pontuações individuais no TCMB foram utilizadas para determinar a classificação do desempenho coordenativo dos participantes do estudo conforme estabelece o protocolo do TCMB. Recorreu-se ao teste não paramétrico de Wilcoxon para determinar diferenças nas pontuações do pré-teste para o pós-teste. Como resultado observa-se que o teste não paramétrico de Wilcoxon reportou diferença significativa nas pontuações do pré-teste para o pós teste apenas para a tarefa 1 (transportar a bola com a mão). Através da observação sistemática das aulas, pode-se observar a predominância pela utilização de atividades orientadas para a aquisição e aprimoramento da técnica, nos fundamentos do basquetebol e do voleibol abordados nas aulas. Conclui-se que o desempenho coordenativo com bola dos participantes do estudo apresentou mudança no que se refere ao tempo especificamente para a tarefa 1 (transportar a bola com a mão). Finalmente, observa- se que a partir das aulas de Educação Física analisadas, a abordagem do conteúdo basquetebol e voleibol esteve referenciado na aquisição da técnica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEsportes coletivospt_BR
dc.subject.keywordCoordenação motorapt_BR
dc.titleAvaliação da coordenação motora com bola de sete crianças dos anos finais do ensino fundamental que participaram de aulas de educação física com esportes coletivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-19T11:21:23Z-
dc.date.available2023-05-19T11:21:23Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34833-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Motor coordination encompasses several separate motor systems with a variety of sensory properties that can perform an efficient pattern of movement. Thus, the present study aimed to evaluate the motor coordination with the ball of 7 children in the final years of elementary school, who participated in 15 physical education classes with team sports content (basketball and volleyball). The research was carried out with data collection, being pre-test and post-test. The Motor Coordination Test with Ball (TCMB) instrument was used and systematic observation of three classes through the use of the protocol for class categorization. Individual scores on the TCMB were used to determine the coordinative performance rating of study participants as established by the TCMB protocol. Wilcoxon's non-parametric test was used to determine differences in pre-test to post-test scores. As a result, it is observed that the Wilcoxon non-parametric test reported a significant difference in scores from the pre-test to the post-test only for task 1 (carrying the ball by hand). Through the systematic observation of classes, one can observe the predominance of the use of activities oriented to the acquisition and improvement of the technique, in the fundamentals of basketball and volleyball addressed in the classes. It is concluded that the coordinative performance with the ball of the study participants showed a change with regard to time specifically for task 1 (carrying the ball with the hand). Finally, it is observed that from the analyzed Physical Education classes, the basketball and volleyball content approach was referenced in the acquisition of the technique.pt_BR
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