Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pérez Morales, Juan Carlos | - |
dc.contributor.author | Neres, João Pedro Almeida | - |
dc.identifier.citation | NERES, João Pedro Almeida. Avaliação da coordenação motora com bola de sete crianças dos anos finais do ensino fundamental que participaram de aulas de educação física com esportes coletivos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A coordenação motora engloba vários sistemas motores separados com uma
variedade de propriedades sensoriais que possam realizar um padrão eficiente de
movimento. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação
motora com bola de 7 crianças dos anos finais do ensino fundamental, que
participaram de 15 aulas de educação física com o conteúdo esportes coletivos
(basquetebol e voleibol). A pesquisa foi realizada com coleta de dados, sendo pré-
teste e pós teste. Empregou-se o instrumento Teste de Coordenação Motora com Bola
(TCMB) e observação sistemática de três aulas por meio da utilização do protocolo
para categorização das aulas. As pontuações individuais no TCMB foram utilizadas
para determinar a classificação do desempenho coordenativo dos participantes do
estudo conforme estabelece o protocolo do TCMB. Recorreu-se ao teste não
paramétrico de Wilcoxon para determinar diferenças nas pontuações do pré-teste para
o pós-teste. Como resultado observa-se que o teste não paramétrico de Wilcoxon
reportou diferença significativa nas pontuações do pré-teste para o pós teste apenas
para a tarefa 1 (transportar a bola com a mão). Através da observação sistemática
das aulas, pode-se observar a predominância pela utilização de atividades orientadas
para a aquisição e aprimoramento da técnica, nos fundamentos do basquetebol e do
voleibol abordados nas aulas. Conclui-se que o desempenho coordenativo com bola
dos participantes do estudo apresentou mudança no que se refere ao tempo
especificamente para a tarefa 1 (transportar a bola com a mão). Finalmente, observa-
se que a partir das aulas de Educação Física analisadas, a abordagem do conteúdo
basquetebol e voleibol esteve referenciado na aquisição da técnica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes coletivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação motora | pt_BR |
dc.title | Avaliação da coordenação motora com bola de sete crianças dos anos finais do ensino fundamental que participaram de aulas de educação física com esportes coletivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T11:21:23Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T11:21:23Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34833 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Motor coordination encompasses several separate motor systems with a variety of
sensory properties that can perform an efficient pattern of movement. Thus, the
present study aimed to evaluate the motor coordination with the ball of 7 children in
the final years of elementary school, who participated in 15 physical education
classes with team sports content (basketball and volleyball). The research was
carried out with data collection, being pre-test and post-test. The Motor Coordination
Test with Ball (TCMB) instrument was used and systematic observation of three
classes through the use of the protocol for class categorization. Individual scores on
the TCMB were used to determine the coordinative performance rating of study
participants as established by the TCMB protocol. Wilcoxon's non-parametric test
was used to determine differences in pre-test to post-test scores. As a result, it is
observed that the Wilcoxon non-parametric test reported a significant difference in
scores from the pre-test to the post-test only for task 1 (carrying the ball by hand).
Through the systematic observation of classes, one can observe the predominance
of the use of activities oriented to the acquisition and improvement of the technique,
in the fundamentals of basketball and volleyball addressed in the classes. It is
concluded that the coordinative performance with the ball of the study participants
showed a change with regard to time specifically for task 1 (carrying the ball with the
hand). Finally, it is observed that from the analyzed Physical Education classes, the
basketball and volleyball content approach was referenced in the acquisition of the
technique. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|