Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34829
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GilbertoAlvesJunior_tcc.pdf324,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os processos de conversão, exclusão e continuidade dos esportes olímpicos, seus critérios, fatores determinantes e aplicações político-sociais
Autor(es): Alves Junior, Gilberto
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Assunto: Esportes olímpicos
Olimpíadas
Jogos olímpicos
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: ALVES JUNIOR, Gilberto. Os processos de conversão, exclusão e continuidade dos esportes olímpicos, seus critérios, fatores determinantes e aplicações político-sociais. 2023. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Muitas nações sedes utilizam os processos de conversão, exclusão e continuidade dos esportes olímpicos de diversas formas, razões e intenções que foram pesquisadas pelo autor, a promoção da igualdade de gênero, das políticas públicas e das preocupações sociais, são algumas dessas formas obtidas enquanto resultados. Conclui-se que os esportes olímpicos têm o poder de gerar um sentimento de orgulho nacional a seus cidadãos, devido à grande visibilidade e engajamento, e que por essa razão, são utilizados pelos governantes dos países sede com o cunho político-social, objetivos pré-definidos e consequências perceptíveis e premeditadas. É enorme o potencial dos esportes olímpicos em alavancar a identidade nacional e dialogar com o público jovem, dessa forma, faz-se necessário compreender as normas, regras, princípios, intenções e fatores que influenciam o processo decisório da conversão, exclusão e continuidade dos esportes olímpicos, afim de compreender as razões e formas de utilização, bem como as consequências desses processos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e objetivos exploratórios, investigou-se as dimensões políticas, sociais e identitárias desses processos. Dentre as consequências desses processos, destaca-se a influência da popularidade dos esportes entre os jovens e o público em geral nos processos supracitados e as consequências diretas relacionadas à popularidade, após os processos. Para elaborar este estudo, foram utilizados artigos encontrados em bases científicas públicas como PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Science Direct para as informações técnicas e sites esportivos como o do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Olímpico Internacional, para analisar esses processos e a relação desses processos com interesses políticos, sociais e governamentais.
Abstract: Many host nations use Olympic sports, which have deep roots in the host culture, to advocate for gender equality, public policy, and social concerns. The sports that these countries host help express a sense of national pride to their citizens. The potential of amateur sports for national identity, glorification, and outreach to young audiences, as well as the laws, principles, and distinctive qualities that affect the decision-making process for converting sports to olimpic sports, must also be understood. Consider the political, identity, and youth dimensions of the shift from sports to Olympic sports. The popularity among youth and the general public, both before and after the transition to Olympic sport, was analyzed, as well as the processes of transformation, inclusion, exclusion, and continued existence of Olympic sport.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.