Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MatheusVelosoDosSantos_tcc.pdf806,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPérez Morales, Juan Carlos-
dc.contributor.authorSantos, Matheus Veloso dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Veloso dos. Coordenação motora com bola de escolares do ensino fundamental anos finais na faixa etária dos 10 aos 13 anos de idade que participam regularmente das aulas de Educação Física. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA coordenação motora é a junção dos vários processos motores, sensoriais, verbais e de pensamento, que são visíveis, em parte, pelas características externas no decurso do movimento e essenciais para excussão das práticas e cultura corporal do movimento. O objetivo do presente estudo foi verificar o nível de desenvolvimento da coordenação motora (CM) com bola de 21 escolares na faixa etária dos 10 aos 13 anos de idade, que participam regularmente das aulas de educação física do ensino fundamental anos finais de uma escola pública de Brasília – DF. Os objetivos específicos foram classificar a coordenação motora com bola de acordo com Teste de Coordenação Motora com Bola (TCMB) realizando a classificação individual, a classificação geral de acordo com fator 1, a classificação geral de acordo com fator 1 e 2, e também verificar se há diferenças na CM com bola considerando o sexo dos escolares avaliados. Foram realizadas coletas dos dados usando o instrumento TCMB, e após realizou-se classificação da CM dos avaliados e testes não paramétricos para observar se houve diferenças significativas. Os resultados mostraram diferença significativa entre os sexos apenas na tarefa 3 do TCMB, e diferenças significativas entre o fator 1 e o fator 2. Dessa forma é possível que as habilidades de lançar e receber (fator 2) sejam mais complexas do que as de quicar e conduzir (fator 1) paras essa amostra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação motorapt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentespt_BR
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleCoordenação motora com bola de escolares do ensino fundamental anos finais na faixa etária dos 10 aos 13 anos de idade que participam regularmente das aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T15:33:17Z-
dc.date.available2023-05-18T15:33:17Z-
dc.date.submitted2023-02-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34828-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Motor coordination is the junction of several motor, sensory, verbal and thought processes, which are visible, in part, by the external characteristics in the course of the movement and essential for the excussion of the practices and body culture of the movement. The objective of the present study was to verify the level of development of motor coordination (MC) with the ball of 21 students aged from 11 to 13 years old, who regularly participate in physical education classes in elementary school II of a public school in Brasilia DF. The specific objectives were to classify the ball motor coordination according to the Ball Motor Coordination Test (TCMB) performing the individual classification, the general classification according to factor 1, the general classification according to factor 1 and 2, and also to verify whether there are differences in the MC with the ball considering the gender of the assessed students. Data were collected using the TCMB instrument, and after that, the MC classification of the appraised and non-parametric tests were performed to observe whether there were significant differences. The results showed a significant difference between genders only in task 3 of the TCMB, and significant differences between factor 1 and factor 2. Thus, it is possible that throwing and receiving skills (factor 2) are more complex than bouncing skills and conduct (factor 1) for this sample.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.