Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pérez Morales, Juan Carlos | - |
dc.contributor.author | Santos, Matheus Veloso dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Matheus Veloso dos. Coordenação motora com bola de escolares do ensino fundamental anos finais na faixa etária dos 10 aos 13 anos de idade que participam regularmente das aulas de Educação Física. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A coordenação motora é a junção dos vários processos motores, sensoriais,
verbais e de pensamento, que são visíveis, em parte, pelas características externas
no decurso do movimento e essenciais para excussão das práticas e cultura corporal
do movimento. O objetivo do presente estudo foi verificar o nível de desenvolvimento
da coordenação motora (CM) com bola de 21 escolares na faixa etária dos 10 aos 13
anos de idade, que participam regularmente das aulas de educação física do ensino
fundamental anos finais de uma escola pública de Brasília – DF. Os objetivos
específicos foram classificar a coordenação motora com bola de acordo com Teste de
Coordenação Motora com Bola (TCMB) realizando a classificação individual, a
classificação geral de acordo com fator 1, a classificação geral de acordo com fator 1
e 2, e também verificar se há diferenças na CM com bola considerando o sexo dos
escolares avaliados. Foram realizadas coletas dos dados usando o instrumento
TCMB, e após realizou-se classificação da CM dos avaliados e testes não
paramétricos para observar se houve diferenças significativas. Os resultados
mostraram diferença significativa entre os sexos apenas na tarefa 3 do TCMB, e
diferenças significativas entre o fator 1 e o fator 2. Dessa forma é possível que as
habilidades de lançar e receber (fator 2) sejam mais complexas do que as de quicar e
conduzir (fator 1) paras essa amostra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | Coordenação motora com bola de escolares do ensino fundamental anos finais na faixa etária dos 10 aos 13 anos de idade que participam regularmente das aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T15:33:17Z | - |
dc.date.available | 2023-05-18T15:33:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34828 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Motor coordination is the junction of several motor, sensory, verbal and thought
processes, which are visible, in part, by the external characteristics in the course of the
movement and essential for the excussion of the practices and body culture of the
movement. The objective of the present study was to verify the level of development
of motor coordination (MC) with the ball of 21 students aged from 11 to 13 years old,
who regularly participate in physical education classes in elementary school II of a
public school in Brasilia DF. The specific objectives were to classify the ball motor
coordination according to the Ball Motor Coordination Test (TCMB) performing the
individual classification, the general classification according to factor 1, the general
classification according to factor 1 and 2, and also to verify whether there are
differences in the MC with the ball considering the gender of the assessed students.
Data were collected using the TCMB instrument, and after that, the MC classification
of the appraised and non-parametric tests were performed to observe whether there
were significant differences. The results showed a significant difference between
genders only in task 3 of the TCMB, and significant differences between factor 1 and
factor 2. Thus, it is possible that throwing and receiving skills (factor 2) are more
complex than bouncing skills and conduct (factor 1) for this sample. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|