Título: | O engajamento de mulheres no esporte : uma análise das ações propositivas em manuais internacionais |
Autor(es): | Prazeres, Drielly Christina Rabelo de Souza |
Orientador(es): | Vianna, Alexandre Jackson Chan |
Assunto: | Mulheres - esporte Meninas - esporte |
Data de apresentação: | 16-Fev-2023 |
Data de publicação: | 18-Mai-2023 |
Referência: | PRAZERES, Drielly Christina Rabelo de Souza. O engajamento de mulheres no esporte: uma análise das ações propositivas em manuais internacionais. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O tema central do trabalho é a participação de mulheres no esporte e tem como
objetivo analisar, nos manuais das instituições internacionais do esporte, as ações de
intervenção na prática esportiva para o crescimento do engajamento de meninas e
mulheres no esporte, principalmente por meio de ações pedagógicas. A pesquisa foi
realizada a partir da metodologia qualitativa por meio de análise documental, para
coleta de dados, e de análise de conteúdo, a amostra constou de 10 documentos de
instituições internacionais de referência no universo esportivo que apresentaram
políticas de valorização do esporte feminino. Nos resultados foram identificadas
aproximadamente 80 ações para engajamento de meninas e mulheres categorizadas
entre três dimensões de políticas universais, institucionais e pedagógicas. A categoria
de políticas universais possui 20 ações, divididas em dois subgrupos: Distribuição e
Reconhecimento. A categoria Institucionais possui 25 ações, divididas em seis
subgrupos: Necessidades Básicas; Privacidade; Recrutamento; Conhecimento;
Evento e; Empoderamento. A categoria Pedagógicas foco principal do estudo, possui
32 ações divididas em quatro subgrupos: Comunicação; Orientação para
Responsáveis; Resgate da Cultura Esportiva e; Empoderamento. A analise
demonstrou que as ações, em grande medida, estão orientadas preferencialmente
para uma visão antiessencial e de igualdade de gênero, em detrimento de uma
perspectiva do que multicultural e da diferença. As ações pedagógicas demonstraram
afinidade com os modelos de ensino do esporte centrados no jogo. |
Abstract: | The central theme of the work is the participation of women in sport and aims to
analyze, in the manuals of international sports institutions, the intervention actions in
sports practice to increase the engagement of girls and women in sport, mainly through
pedagogical actions. The research was carried out based on qualitative methodology
through documental analysis, for data collection, and content analysis, the sample
consisted of 10 documents from international institutions of reference in the sports
universe that presented policies for valuing women's sport. In the results,
approximately 80 actions were identified for the engagement of girls and women
categorized among three dimensions of universal, institutional and pedagogical
policies. The universal policies category has 20 actions, divided into two subgroups:
Distribution and Recognition. The Institutional category has 25 shares, divided into six
subgroups: Basic Needs; Privacy; Recruitment; Knowledge; Event and;
Empowerment. The pedagogical category main focus of the study, has 32 actions
divided into four subgroups: Communication; Guidance for Guardians; Rescue of
Sports Culture and; Empowerment. The analysis showed that actions, to a large
extent, are oriented preferably towards an anti-essential view and gender equality, to
the detriment of a perspective of what is multicultural and difference. Pedagogical
actions demonstrated affinity with sports teaching models centered on the game. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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