Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/34826
Título: | As aulas de educação física escolar podem ser um ambiente propício para o desenvolvimento da autoestima infantil? |
Autor(es): | Mendanha, Pedro Santana |
Orientador(es): | Leite, Jaciara de Oliveira |
Assunto: | Crianças Autoestima Educação física Desenvolvimento humano Educação infantil |
Data de apresentação: | 14-Fev-2023 |
Data de publicação: | 18-Mai-2023 |
Referência: | MEDANHA, Pedro Santana. As aulas de educação física escolar podem ser um ambiente propício para o desenvolvimento da autoestima infantil?. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral identificar quais são as possíveis
contribuições da escola e das aulas de Educação Física Escolar na construção da
autoestima infantil. E, como objetivos específicos: a) Identificar e analisar a produção
acadêmica a respeito da autoestima e desenvolvimento infantil. b) Compreender as
possíveis relações entre a educação física, aprendizagem, desenvolvimento e a
autoestima infantil. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa e baseou-se na
busca por artigos científicos em plataformas digitais, voltadas para os campos da
saúde e educação (PubMed; BVS; Capes), a fim de identificar a produção acadêmica
do período entre 30 de janeiro de 2017 e 30 de janeiro de 2022. Após a coleta e análise
quanti-qualitativa dos dados, chegou-se a uma amostra de 22 artigos e que desses
16 se apresentam apenas na língua inglesa, o que evidencia uma carência na
produção em língua portuguesa abordando estes temas. Como conclusões tem-se
que o número de textos que compõe o “estado da arte” e que tratam diretamente da
correlação entre a educação física escolar e autoestima infantil ainda é escasso e tais
temas ainda demandam uma maior atenção da comunidade científica e acadêmica.
Cabe destacar, também, que após a leitura na íntegra dos textos, foi possível
categorizar a produção a partir das principais temáticas encontradas, quais sejam:
“Práticas Corporais e desenvolvimento infantil”, “Escola e relação professor/a-
criança”, “Autoestima infantil e suas correlações”. Tais categorias reforçaram que as
experiências que a criança vivencia no dia a dia da escola tem a potência de
influenciar a sua visão de mundo, como ela se enxerga perante seus colegas e suas
percepções sobre si. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.