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Título: Qualidade de vida no trabalho no serviço público : a percepção de trabalhadores de uma agência reguladora segundo a abordagem preventiva
Autor(es): Cavalcante, André Barros
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Ergonomia
Serviço público
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 11-Mai-2012
Referência: CAVALCANTE, André Barros. Qualidade de vida no trabalho no serviço público: a percepção de trabalhadores de uma agência reguladora segundo a abordagem preventiva. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve por objetivo geral caracterizar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho de uma amostra de servidores do setor de Recursos Humanos de uma agência reguladora federal brasileira, de acordo com a abordagem preventiva de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A justificativa para este estudo é percebida em três esferas (social institucional e acadêmica): espera-se que a pesquisa ofereça subsídios para a melhoria da QVT dos trabalhadores da Agência A, forneça base para a organização estudada identificar as causas que impactam positivamente e negativamente a QVT dos trabalhadores e ajudar no desenvolvimento da abordagem preventiva de QVT. A pesquisa é empírica e pode ser classificada como descritiva quanto aos seus fins e em relação a sua natureza pode ser classificada como quantitativa e qualitativa. Participaram 30 trabalhadores do setor de Recursos Humanos da agência reguladora federal A. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), que é composto por 61 itens associados a uma escala Likert de concordância com 11 pontos (0 a 10), sendo que os itens estão agrupados em cinco fatores: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Sócio-profissionais de Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho-Vida Social. O instrumento também possui quatro questões abertas. Por meio da avaliação dos resultados, percebeu-se que, apesar da percepção dos trabalhadores do setor de RH da agência reguladora A estar situado na zona de classificação de bem-estar dominante, à luz da escala interpretativa, alguns fatores e alguns itens destoam desse resultado, principalmente o fator “Organização do Trabalho” (situado na zona de mal-estar dominante). Os resultados desse estudo podem servir de subsídio para a melhoria de futuros programas de QVT na organização estudada e contribui ainda para o desenvolvimento da abordagem preventiva de QVT, já que pesquisas com esse enfoque não são comuns em agências reguladoras federais e, ainda, na área de conhecimento da Administração.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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